Crise? Benfica entra em modo 'demolidor' e 'afunda' Vizela

Águias ficam isoladas no trono do campeonato, à espera do que vai fazer o Sporting frente ao Moreirense.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
18/02/2024 19:54 ‧ 18/02/2024 por Miguel Simões

Desporto

I Liga

O Benfica regressou aos triunfos na I Liga, este domingo, ao golear o Vizela (6-1) no Estádio da Luz, conseguindo 'apagar' o cenário de 'crise' a nível exibicional, sobretudo atendendo aos últimos jogos.

Com uma revolução no onze, as águias deram 'show' e, com elevados níveis de eficácia, foram para o intervalo a vencer por 5-1. David Neres fez o primeiro (16'), Otamendi juntou-se à festa (26') e, a fechar a primeira meia hora, Tiago Gouveia também fez das suas (30'). Já à beira do intervalo, Neres bisou (45+1') e Rafa tratou de fazer o quinto (45+4').

O máximo que o Vizela conseguiu foi alcançar o tento de honra, através de Essende (48'), ele que viria a falhar um penálti, travado por Trubin. O Benfica limitou-se a gerir o resultado, já a pensar no duelo frente ao Toulouse, nos playoffs da Liga Europa, mas ainda chegou ao sexto, através do recém-entrado Marcos Leonardo (86'). As águias ficam, assim, isoladas na liderança, à espera do que vai fazer o Sporting frente ao Moreirense, esta segunda-feira.

Sentido único 'arrebatador'

Roger Schmidt decidiu promover seis alterações em relação ao onze apresentado frente ao Toulouse, com as entradas de Alexander Bag, Tomás Araújo, Morato, David Neres, Tiago Gouveia e Casper Tengstedt, em detrimento de Fredrik Aursnes, António Silva, Álvaro Carreras, Orkun Kokçu, Ángel Di María e Arthur Cabral, acabando até por 'colher' os frutos num primeiro tempo de sentido único . Já Ruben de la Barrera apenas mexeu duas peças, em função das ausências dos castigados Samu e Petrov, com as apostas em Abdul Awudu e Lebedenko.

Foi só preciso esperar pelo primeiro. O Benfica demorou até aos 16 minutos para criar perigo, mas a partir daí foi 'sempre a andar'. À semelhança de Tiago Gouveia, Tengstedt e Tomás Araújo, David Neres também já não sabia o que era ser titular desde 2023 e acabou mesmo por abrir a embalagem de 'ketchup' na Luz, perante vários erros acumulados da defesa minhota na hora de 'sacudir' a pressão.

As coisas não estavam fáceis para o Vizela e pior ficaram com a lesão de Francesco Ruberto, 'forçando' a entrada de Fabijan Buntic para defender a baliza, sem sequer imaginar que, num curto espaço de tempo, acabaria por sofrer quatro golos. Logo após essa substituição, Nicolás Otamendi cabeceou para o 2-0 na Luz (26') e, pouco depois, seria a vez de Tiago Gouveia aparecer de forma oportuna em zona de finalização, à meia hora de jogo.

O Benfica não tirou o 'pé do acelerador' e, já dentro do tempo de compensação do primeiro tempo, tratou de fazer mais dois golos, sendo que, antes disso, Rafa já tinha visto um golo a ser anulado por fora de jogo (37'). Aos 45+1', Neres aproveitou um passe de Rafa para bisar na Luz, sem direito a festejos, sendo que o avançado português não quis ficar pelas assistências e, em modo 'mota', apontou o 5-0 aos 45+4'.

Depois da emoção, veio a gestão

Já com o jogo resolvido, Schmidt substituiu Rafa por Di María ao intervalo, numa altura em que Ruben de la Barrera optou por colocar Busnic no lugar de Awudu, sendo que os instantes iniciais do segundo tempo ficaram marcados pelo tento de honra de Essende (48').

O foco dos encarnados passou a estar no jogo da Liga Europa, frente ao Toulouse, agendado para esta quinta-feira, algo que ficou percetível, desde logo, pela escassez de oportunidades junto da grande área adversária, perante um Vizela que ainda foi tentando a sua sorte. Aos 70 minutos, Morato cometeu penálti, mas Trubin corrigiu o erro do colega e defendeu o remate de Essende, sendo que, já aos 86 minutos, o recém-entrado Marcos Leonardo tratou de fixar o 6-1 final, após um trabalho extraordinário de... David Neres.

O Benfica passa, assim, a somar 55 pontos na liderança da I Liga, com mais três por comparação ao Sporting, rival que tem menos dois jogos. Já o Vizela mantém-se como lanterna-vermelha do campeonato português, com 16 pontos.

Momento do jogo: O Benfica conseguiu chegar ao 2-0 aos 26 minutos, num cabeceamento de Otamendi, logo após a troca de guarda-redes na baliza do Vizela, tratando-se do momento-chave para que as águias construíssem a goleada.

Leia Também: David Neres volta ao onze e 'reclama' titularidade com este golo

Leia Também: Vizela trocou de guarda-redes e Otamendi aproveitou para tocar na ferida

Leia Também: Tiago Gouveia foi aposta de Schmidt e respondeu com este golo

Leia Também: David Neres confirma goleada na Luz e... nem festeja

Leia Também: Rafa também marca e Benfica chega à mão cheia frente ao Vizela

Leia Também: Trubin errou na saída de bola e Essende amenizou a humilhação vizelense

Leia Também: Neres fez quase tudo sozinho e ofereceu último golo do Benfica ao amigo

Onzes

Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Morato, João Neves, João Mário, David Neres, Tiago Gouveia, Rafa e Casper Tengstedt.

Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Álvaro Carreras, António Silva, Aursnes, Arthur, Di María, Prestianni, Rollheiser e Marcos Leonardo.

Vizela: Francesco Ruberto, Tomás Silva, Jota Gonçalves, Anderson Jesus, Matheus Pereira, Abdul Awudu, Bruno Costa, Lebedenko, Diogo Nascimento, Domingos Quina e Samuel Essende.

Suplentes do Vizela: Bursac, Buntic, Mendez, Ba-Sy, Dylan, Busnic, Rashid, Rodrigo Escoval e Soro.

Antevisão

O Benfica procura regressar aos triunfos na I Liga, este domingo, na receção ao Vizela, precisamente uma semana depois de ter 'escorregado' em Guimarães, frente ao Vitória SC (2-2).

Numa altura em que as exibições da equipa de Roger Schmidt não têm sido as melhores, a verdade é que, nos últimos 14 jogos, apenas vacilou em dois - para além do mais recente 'tropeção' na I Liga, acrescenta-se ainda o empate frente ao Estoril (1-1) na Taça da Liga, com os canarinhos a sorrirem nas grandes penalidades. 

Já os vizelenses chegaram a somar cinco derrotas consecutivas, algumas das quais com números volumosos, mas conseguiram regressar aos triunfos na jornada transata, diante do Gil Vicente (0-1).

Os encarnados reencontram o Vizela - dez dias após o triunfo (1-2) na Taça de Portugal - precisamente entre os jogos europeus diante do Toulouse, sendo que, no primeiro, na passada quinta-feira, foi preciso sofrer para se colocarem na frente da eliminatória (2-1).

O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental), com arbitragem de João Gonçalves, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Benfica-Vizela: Novo 'round' em situação de aperto

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Wanda Nara traiu Icardi com colega do Inter? Simona Gualtieri diz que sim

Wanda Nara

Wanda Nara traiu Icardi com colega do Inter? Simona Gualtieri diz que sim

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas