O Benfica e o Marseille juntaram-se, este domingo, para fazer um apelo às autoridades portuguesas e francesas para que os jogos da Liga Europa possam contar com adeptos nas bancadas. A posição dos dois clubes europeus, adversários nos quartos de final, surge após a intenção da polícia francesa em impedir a chegada de adeptos do Benfica ao jogo em Marselha, agendado para dia 18 de abril.
"O Sport Lisboa e Benfica e o Olympique de Marselha apelam às autoridades de ambos os países que garantam que os jogos dos quartos de final da UEFA Europa League sejam disputados na presença dos adeptos dos dois clubes, tanto na primeira mão, na quinta-feira, 11 de abril, no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, como na segunda mão, a 18 de abril, no Orange Vélodrome", pode ler-se na nota oficial, que prossegue.
"Em conjunto com a UEFA e as autoridades, os dois clubes estão a trabalhar em estreita colaboração para cumprir todos os critérios e garantir os mais elevados padrões de organização em termos de segurança. O futebol é um formidável veículo de emoção e integração, que perde o seu significado sem a presença dos adeptos, que são a razão de ser do desporto", recordam Benfica e Marseille.
Os dois clubes europeus destacam ainda "a longa história" de ambos no mundo do futebol e o "respeito mútuo" que partilham, fazendo um "apelo conjunto para que todos os intervenientes possam estar à altura deste desafio."
Recorde-se que fonte da UEFA havia afirmado ao Desporto ao Minuto que "não há nenhuma decisão oficial tomada sobre o tema nesta fase".
[Notícia atualizada às 18h10]