A Premier League anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde desta segunda-feira, que aplicou uma dedução de mais dois pontos ao Everton, clube que tem estado na sua 'mira', esta temporada.
Os toffees foram considerados culpados de "uma violação das Regras de Lucro e Sustentabilidade, no período que terminou na temporada 2022/23", na ordem dos 16,6 milhões de libras (19,4 milhões de euros), motivo pelo qual verão a pontuação na tabela 'cortada' com "efeitos imediatos".
O clube dos portugueses João Virgínia, André Gomes, Beto e Youssef Chermiti, recorde-se, já tinha sido punido com a pena de dez pontos, em novembro de 2023, uma sanção que, no entanto, acabaria por ser reduzida para seis pontos, após recurso.
Feitas as contas, o Everton passa, desta maneira, a somar 27 pontos, o que o deixa na 16.ª posição do principal escalão do futebol inglês, com apenas dois pontos de vantagem sobre o Luton Town, equipa que mora imediatamente abaixo da 'linha de água'.
Leia Também: Everton soma três pontos fulcrais com golo 'para os apanhados'