Sporting-Vitória SC: Leão tenta vingar derrota contra grande obstáculo

Verde e brancos recebem a formação de Guimarães com uma vantagem confortável de sete pontos sobre o Benfica. Uma nova vitória deixará os lisboetas ainda mais perto do título.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
21/04/2024 06:56 ‧ 21/04/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Antevisão

O Estádio de Alvalade abras as portas, este domingo, para mais um 'assalto' rumo ao título. Sporting recebe este domingo o Vitória SC, um dos primeiro dos dois grandes obstáculos seguidos que os leões têm rumo ao objetivo final.

A formação orientada por Rúben Amorim conta com uma vantagem confortável de sete pontos sobre o Benfica, vigente campeão e atual segundo colocado, que encerra a ronda na segunda-feira, no estádio do Farense, enquanto o FC Porto, terceiro, já está matematicamente afastado do título.

Mas não se espera um encontro fácil para os leões. É que os vimaranenses, apesar de não estarem na corrida pelo título, têm uma palavra a dizer sobre as provas europeias. Os minhotos ocupam o quinto lugar, a dois pontos de distância de FC Porto e do Sporting de Braga, quarto colocado, em igualdade com os dragões, numa corrida a três pelo acesso à Liga Europa.

De recordar que o Vitória SC, que venceu cinco dos últimos seis jogos na prova, ganhou o único confronto com o Sporting na temporada 2023/24, na primeira volta, por 3-2. Este será, certamente, um 'osso' duro de roer para o Sporting, que também apresenta credenciais nos jogos realizados no Estádio de Alvalade. A equipa treinada por Rúben Amorim é a única 100% vitoriosa no seu estádio e pode obter o oitavo triunfo seguido, igualando a melhor série da I Liga, que já lhe pertence.

Estão, por isso, reunidos os ingredientes necessários para um encontro escaldante na noite deste domingo em Lisboa. O duelo entre Sporting e Vitória SC tem apito inicial agendado para as 20h30 e será ajuizado por Cláudio Pereira.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim

Alvalade virou fortaleza: "O que foi preparado é atingir os nossos objetivos e ganhar os jogos todos. Acho que o nosso público este ano ajudou-nos muito em momentos complicados. Em outros anos era difícil lidar com um golo adversário. Este ano, nos momentos certo, Alvalade ajudou-nos e levou-nos para a vitória. Quando há um jogo em Alvalade, criou-se uma dinâmica positiva que diria que foi o 12.º jogador."

Jogadores sabem que podem perder o campeonato? "Passei a época inteira a dizer que éramos capazes de ganhar o campeonato. Mudei o discurso e todos os dias lhes digo que podemos perder o campeonato. É o trabalho do treinador. Diria que sempre acreditámos e sempre foquei em dizer que podíamos ganhar. Agora foco os jogadores que podemos perder. Não é pensar negativamente. É deixar aquela ansiedade positiva para levarmos os jogos a sério. Acreditamos e vamos ficar convencidos disso."

Benfica a sete pontos: "Pela minha experiência, quanto mais semanas passam, e pela forma como a equipa jogar, vai retirar esperanças aos adversários. Faltam cinco jornadas, já temos alguma vantagem. Mantendo a vantagem, torna tudo mais difícil para os adversários. Digo isto porque já vivi isso. Nada está feito. Basta um pequeno percalço que tudo muda. Temos de ganhar o nosso jogo."

Álvaro Pacheco

Expectativas: "Temos de ser equipa uma compacta, solidária e fechar não só os espaços interiores, mas também os ataques à profundidade. Com bola, temos de ser autoritários e de saber onde 'ferir' o Sporting."

Critério defensivo: "Defensivamente, vamos ter de ser uma equipa muito criteriosa. Vamos ter de ter muita capacidade de antecipação e de saber os 'timings' para 'saltar' à pressão. Vai haver muitos duelos e temos de estar atentos."

Ambiente no estádio: "Para estarmos perto de ganhar, temos de estar perto da nossa essência. O nosso adversário vai estar com estádio cheio. A última derrota do campeonato do Sporting foi com o Vitória [na 13.ª jornada]. Espero que sejamos capazes de estar tranquilos, de nos abstrairmos do ambiente e de nos focarmos no nosso jogo."

Últimos resultados

Sporting: V-E-V-V-V

Vitória SC: V-D-V-E-D

Últimos onzes

Sporting: Charles Silva, Manu Silva, Toni Borevkovic, Jorge Fernandes, Bruno Gaspar, Tomás Händel, Tiago Silva, Nuno Santos, Afonso Freitas, Jota Silva, Nélson Oliveira.

Vitória SC: Franco Israel, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Pedro Gonçalves.

Ausências

Sporting: Adán e Matheus Reis (lesionados); Ricardo Esgaio e Diomande (castigo); Geny Catamo (em dúvida).

Vitória SC: João Mendes e Telmo Arcanjo (lesionados); Bruno Gaspar e Jorge Fernandes (castigo); Ricardo Mangas (em dúvida).

Leia Também: Pacheco pede Vitória "compacto e solidário" na visita ao líder Sporting

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia na Suíça. Jovem promessa de snowboard morre devido a avalanche

Snowboard

Tragédia na Suíça. Jovem promessa de snowboard morre devido a avalanche

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Comprou 120 carros (de luxo) em dois anos. Esta é a sua garagem

Luxo

Comprou 120 carros (de luxo) em dois anos. Esta é a sua garagem

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas