A última jornada da Premier League confirmou que o Liverpool está cada vez mais fora da luta pelo título, ao contrário de Arsenal e Manchester City, que se mantém bem vivos na luta pelo troféu em terras de Sua Majestade. Por esta altura são os gunners de Arteta quem vão liderando a tabela classificativa, mas há um pormenor que poderá ser decisivo: os homens de Guardiola têm menos um jogo disputado.
Vamos às contas. O Arsenal tem 80 pontos amealhados e conta com mais três jogos do campeonato pela frente. Por seu turno, o Manchester City tem menos um ponto (79), mas conta com quatro partidas por disputar.
Mais abaixo, a fechar o pódio, está o Liverpool, com 75 pontos e com mais três jogos na calha.
Olhando para os adversários que se seguem, e retirando, desde já, o Liverpool desta equação, podemos verificar que tanto City como Arsenal tem dois duros testes pela frente. A 11 de maio, os gunners terão de se deslocar ao reduto do Manchester United, onde só venceram por 15 vezes em 115 tentativas (!). Já o City terá a difícil tarefa de visitar o Tottenham e o histórico também é sinal de alarme para Bernardo Silva, Rúben Dias e Matheus Cunha: em 81 jogos, o City apenas venceu por 21 vezes o Tottenham jogando na condição de clube visitante.
O que falta jogar na Premier League
ARSENAL (80 pontos)
- Bournemouth (C): 4 de maio
- Manchester United (F): 11 de maio
- Everton (F): 19 de maio
MANCHESTER CITY (79 pontos)
- Wolverhampton (C): 4 de maio
- Fulham (F): 11 de maio
- Tottenham (F): 14 de maio
- West Ham (C): 19 de maio
LIVERPOOL (75 pontos)
- Tottenham (C): 4 de maio
- Aston Villa (F): 11 de maio
- Wolverhampton (C): 19 de maio
Feitas as contas, e numa altura em que França e Itália já têm campeão consagrado, Portugal e Espanha para lá caminham, em Inglaterra ainda tudo pode acontecer até final da temporada.
Leia Também: Os números impressionantes de Guardiola em 300 jogos na Premier