Após algumas semanas de indecisões e projeções de múltiplos cenários, o Sporting alcançou o título de campeão nacional, este domingo, pela 20.ª vez na sua história, 'no sofá', enquanto assistia ao 'tropeção' do Benfica, frente ao Famalicão (2-0). A desilusão encarnada no Minho deu, assim, lugar à festa verde e branca no Marquês de Pombal.
Sensivelmente 24 horas após ter derrotado o Portimonense (3-0), o conjunto leonino reuniu-se para assistir ao jogo do seu rival, sabendo que, independentemente do que acontecesse, estava à distância de apenas dois pontos de confirmar uma conquista que já parecia quase certa desde o triunfo no dérbi, há precisamente um mês, diante do rival encarnado (2-1), alcançado ao cair do pano.
E o Sporting nem precisou de esperar pelo duelo frente ao Estoril, no próximo sábado, para fazer a festa, uma vez que beneficiou de uma 'escorregadela' das águias. A festa que, provavelmente, alguns imaginariam que só acontecesse no próximo fim de semana, acabou mesmo por ser a 'palavra de ordem' na noite deste domingo. Noite, leia-se madrugada.
Festa 'rija' em Alvalade...
Três anos após ter quebrado um 'enguiço' de quase duas décadas no Sporting, Rúben Amorim voltaria mesmo a 'guiar' a sua equipa à conquista do tão desejado campeonato, com uma festa 'rija' a acontecer no Estádio de Alvalade, durante o jantar, com destaque para um momento em que o jovem técnico não escondeu a emoção... aos saltos.
Já depois de algumas publicações nas redes sociais com 'provocações' à mistura, o plantel leonino subiu ao autocarro que seguiria então para a festa no Marquês de Pombal, sendo que, instantes antes do início da viagem, Paulinho, o roupeiro do clube, chegou-se à frente para garantir a continuidade de Viktor Gyokeres e Rúben Amorim no emblema de Alvalade. Sobre esse tema, o treinador também tratou de vincar que tinha um contrato para cumprir com o Sporting, numa 'onda' de entusiasmo que se estendeu aos gritos e aos cânticos dos jogadores.
Faltava apenas um elemento para dar início à deslocação para a emblemática praça de Lisboa. Tratava-se de Franco Israel, alvo de uma intervenção cirúrgica algumas horas antes, mas que nem por isso deixou de acompanhar a equipa nos festejos. De muletas, claro. Estava, assim, tudo a postos para dar continuidade a uma noite que prometia ser longa, com muita euforia no caminho 'trilhado' até ao Marquês de Pombal.
...e depois o Marquês de Pombal
Milhares de sportinguistas deixaram as casas e os cafés onde se encontravam para seguir até ao Marquês de Pombal, num ambiente bem diferente daquele que se viveu na época 2020/21, fruto da pandemia da Covid-19. Mesmo com alguma chuva à mistura, os adeptos não arredaram pé e o autocarro dos leões apenas chegou ao destino para lá da 1h00 da manhã. A madrugada era de festa e assim se manteve até por volta das 4h00 da madrugada. Não só em Lisboa, mas também no Porto e, verdade seja dita, um pouco por todo o território nacional (e não só).
Um a um, os jogadores começaram a subir ao palco para serem intensamente aplaudidos, destacando-se nomes como os de Viktor Gyokeres, Paulinho e Pedro Gonçalves - os primeiros dois com cânticos especiais e o último a comportar-se como o 'rei' da festa, tendo rapidamente tirado a camisola em claro clima de apoteose. Por essa altura, já dezenas de ex-jogadores e treinadores tinham recorrido às redes sociais para felicitar o Sporting pela conquista do 20.º título de campeão.
No momento de falar aos adeptos, Rúben Amorim terá recebido a ovação da noite e, já depois de fazer uma brincadeira com a polémica viagem a Londres, ainda apontou ao bicampeonato, deixando a sensação de que poderia continuar ao serviço do clube liderado por Frederico Varandas na próxima temporada. Sebastián Coates, capitão de equipa, chegou mesmo a gritar "Fica Amorim", algo rapidamente 'replicado' pelos adeptos presentes no local.
A faltar apenas duas jornadas para o fecho da temporada, o Sporting entrará agora em campo diante de Estoril e Desportivo de Chaves sem a pressão de lutar por algo que já está garantido, mas sem esquecer a final da Taça de Portugal, no Jamor, frente ao FC Porto, no próximo dia 26 de maio, que poderá culminar na 'dobradinha' verde e branca.
Leia Também: Dos festejos ao 'mic drop' de Amorim. Marquês recebeu a festa do Sporting