Eis o perfil de um 'Tigrinho' que pode matar a fome de golos do FC Porto

O avançado brasileiro tem sido associado ao FC Porto. O Desporto ao Minuto comparou os números de Roque aos dos atacantes do clube.

Notícia

© Getty Images

David Silva
17/05/2024 08:00 ‧ 17/05/2024 por David Silva

Desporto

FC Porto

Vítor Roque, também conhecido por 'Tigrinho', tem sido associado pela imprensa ao FC Porto para a próxima temporada. O jogador do Barcelona, que teve poucas oportunidades na segunda metade da época presente, depois de chegar do Brasil, procura uma solução para a colocação no mercado.

A facilitar o eventual negócio estará o papel de Deco, diretor-desportivo do Barcelona e também empresário do jogador, que o 'trouxe' desde o Athletico Paranaense. Mas, desde janeiro, fez apenas 13 jogos, dois como titular.

Nesta quarta-feira, Xavi explicou a parca utilização do avançado. "A intenção não era que o Vítor viesse em dezembro, mas sim que ficasse lá. Abriu-se essa oportunidade, com a lesão de Gavi. Para a sua formação, acreditávamos que era o melhor, e, assim, tivemos a opção de incorporá-lo, em nome da formação, para que chegasse como era ao clube", revelou.

Antes disso, André Cury agente do jogador, teve duras palavras em relação ao clube. "Tem de ter mais minutos, e ninguém entende por que é que não lhe os dão. Xavi nunca falou com o jogador, e não entendo esta situação. Não é boa para nenhuma das partes", queixou-se o brasileiro. 

Evanilson ganha mais duelos e tem mais acerto de passe do que Roque

Tendo em conta o interesse do FC Porto, convém comparar os perfis de Vítor Roque aos dos jogadores do clube, com ajuda das estatísticas do Sofascore O avançado brasileiro, de apenas 19 anos, é o clássico avançado 'oportunista', com bom sentido posicional, e forte no choque apesar da baixa estatura (1.74m, 78 kg). Características que lhe granjearam muitos golos no Brasileirão.

No ano de 2023, Tigrinho marcou 21 golos e deu sete assistências, numa equipa que ficou no oitavo posto da tabela. Em 2022, ainda muito jovem, o Athletico Paranaense deu quase cinco milhões de euros pelo jogador, ao Cruzeiro, e marcou sete golos em 36 jogos. Acabou a vendê-lo por 40 milhões.

No Brasileirão, em 2023, Vítor Roque disputou 25 jogos e marcou 12 golos, a uma frequência de um golo a cada 143 minutos. Teve uma taxa de conversão de 24% dos remates e sete grandes ocasiões falhadas. Marcou quatro golos de cabeça, cinco de pé esquerdo, quatro de pé direito. Deu em média 23 toques, ganhando 46% dos duelos. 

Já Evanilson, na temporada 2023/24, jogou 26 vezes e marcou 13 golos no campeonato, a uma frequência de 152 minutos. Falhou nove grandes chances e teve uma taxa de conversão dos remates de 19%. Marcou um de cabeça, três de pé esquerdo e nove de pé direito. Dá em média 34 roques por jogo, tem maior acerto de passe do que Roque e ganhou 53% dos duelos, mais do que Vítor. 

Tigrinho jogou pela seleção brasileira uma vez. Mais do que Evanilson, que foi chamado recentemente pela canarinha e aguarda ainda a estreia. 40 jogos e 24 golos marcados pelo avançado natural de Fortaleza, nesta temporada. Está na melhor época ao nível de golos, superando a marca 2021/22 (20), mesmo com uma lesão no início da época.

Espera-se uma 'remodelação' no ataque do FC Porto na próxima temporada

Foi uma época de afirmação para Evanilson, que também será, com certeza, alvo de assédio por grandes clubes europeus. Mas o brasileiro não é a única opção do FC Porto para o centro do ataque. Toni Martínez, que chegou na mesma época que Evanilson, teve uma época 'morna'.

Em 25 jogos, a maior parte como suplente, o espanhol marcou apenas quatro golos. Foi, recentemente, afastado do plantel e deve sair no final da época. Mehdi Taremi, com 10 golos, é outro jogador que está de 'malas feitas', tendo já sido confirmado no Internazionale por responsáveis milaneses. É, portanto, uma carta fora do baralho para 2024/25. 

Danny Namaso é o ponta-de-lança que falta à 'equação'. O inglês, que tem contrato até 2028, marcou apenas dois golos esta temporada (na anterior, foram sete). Também é, à imagem de Toni, um 'eterno' suplente. A falta de 'poder de fogo' do FC Porto e a dependência de Evanilson leva a o FC Porto a considerar adicionar mais alguma 'pólvora' ao ataque.  

Leia Também: FPF mostra imagens dos socos e pontapés de Chico Conceição e Diogo Costa

Leia Também: Para proteger a família, André Villas-Boas toma decisão importante

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Sporting

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas