Portugal sofreu, mas venceu, esta terça-feira, a Chéquia (2-1) no Euro'2024. Um golo de Francisco Conceição, que havia entrado em campo instantes antes, à beira do apito final, valeu a reviravolta em Leipzig no arranque da participação portuguesa no Europeu que decorre na Alemanha.
Num jogo de paciência para a equipa das quinas, valeu a reação nos últimos 20 minutos da partida. Os checos adiantaram-se no marcador no primeiro remate enquadrado efetuado, mas acabaram por deixar fugir os pontos por conta da reação enérgica de Portugal, que ainda viu o VAR negar um golo a Diogo Jota.
Portugal consegue, assim, arrancar a participação no Euro'2024 com uma vitória sofrida, mas que deixa a seleção nacional em igualdade pontual com a Turquia, que venceu, horas antes, a Geórgia (3-1). Na próxima sexta-feira, portugueses e turcos vão medir forças em Dortmund.
Filme do jogo
Roberto Martínez surpreendeu não por ter optado por uma defesa a três, mas sim pelo facto de ter apostado em Nuno Mendes como terceiro central, descaindo para o lado esquerdo.
Vitinha e Bruno Fernandes ficavam com as despesas do meio-campo e serviam o trio atacante formado por Rafael Leão, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo.
A seleção nacional cedo tomou conta da iniciativa de jogo perante uma formação checa que nos primeiros minutos encostou lá atrás e abdicou de procurar qualquer tipo de ataque organizado.
A primeira grande ocasião de Portugal aconteceu já depois dos 20 minutos, com Rafael Leão a chegar ligeiramente atrasado, após cruzamento de Bruno Fernandes, para desviar uma bola que parecia destinada ao golo.
Aos 30 minutos Cristiano Ronaldo apareceu na cara de Stanek, outra vez graças a um lançamento de Bruno Fernandes, mas não conseguiu bater o guardião checo que conseguiu fazer bem a mancha.
Logo depois foi CR7 quem tentou servir Vitinha para o golo, mas o médio português foi apanhado pela 'muralha' de jogadores checos que raramente iam para além do meio-campo defensivo.
Os minutos iam passando e Portugal tardava em conseguir quebrar a defensiva checa que apenas se limitava a defender e que apenas nos últimos minutos da primeira parte conseguiu passar do meio-campo para a frente e trazer Diogo Costa de volta a um jogo no qual parecia ser um mero espetador.
O nulo manteve-se, assim, ao cabo dos primeiros 45 minutos e por esta altura os únicos motivos para sorrir prendiam-se com os registos históricos de Cristiano Ronaldo e Pepe. O capitão português tornou-se no primeiro jogador a disputar seis Europeus, ao passo que Pepe passou a ser o jogador mais velho de sempre a disputar um jogo da competição.
A segunda parte contou com a mesma toada de jogo, pese embora os checos tenham surgido em campo um pouco mais adiantados do que acontecera no primeiro tempo.
A seleção nacional tentava chegar ao golo de todas as formas e feitios, ora com cruzamentos em altura, ora com cruzamentos rasteiros à procura de um desvio. Cristiano Ronaldo dispôs de um livre direto em boa posição antes da hora de jogo, mas o remate, pese embora tenha saído potente, foi para o meio da baliza e Stanek defendeu sem grandes problemas.
Como quem não marca arrisca-se a sofrer, Portugal viu a missão de Leipzig complicar-se ainda mais aos 62 minutos, altura em que Lukas Provod assinou um belo golo, com um remate em arco que ainda bateu no poste antes de entrar na baliza de Diogo Costa.
Roberto Martínez não perdeu tempo ao ficar em desvantagem e fez entrar Gonçalo Inácio e Diogo Jota para os lugares de Rafael Leão e Rafael Leão.
A vantagem dos checos não iria durar muito tempo com um autogolo de Robin Hranác (69') a dar alguma justiça à noite em solo alemão. Nuno Mendes cabeceou, Stanek anda conseguiu defender, mas viu o compatriota fazer o que não devia e introduzir a bola na própria baliza.
O golo moralizou a formação das quinas, que foi em busca de um novo golo que permitisse amealhar vitória no primeiro jogo deste Europeu.
Os checos, por seu turno, tentavam surpreender em contra-ataque, com Soucek a ficar perto de novo golo checo aos 81 minutos.
No entanto, a reviravolta portuguesa ia mesmo acontecer, mesmo depois do VAR ter entrado em ação para negar um golo a Diogo Jota (87'). Em cima do apito final, Francisco Conceição (90'+2) meteu a bola no fundo das redes, após um belo trabalho de Pedro Neto, outro recém-entrado, e consumou a cambalhota lusa em Leipzig.
Momento do jogo: O golo de Francisco Conceição chegou tarde, mas deu a justiça que o jogo pedia. A Chéquia pouco fez para empatar, quanto mais para ganhar. A vitória só poderia ser entregue a Portugal.
Equipas iniciais
ONZE DE PORTUGAL: Diogo Costa, Rúben Dias, Pepe, Nuno Mendes, Diogo Dalot, Cancelo, Vitinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, Rafael Leão
ONZE DA CHÉQUEIA: Stanek, Holes, Hranác, Krejci , Tomás Soucek, Coufal, Sulc, Provod, Doudera, Schick, Jan Kuchta
Antevisão
Ao quinto dia de competição, Portugal vai finalmente estrear-se, esta terça-feira, no Euro'2024 diante da Chéquia, na Red Bull Arena, em Leipzig.
A equipas das quinas vai entrar em campo já depois de Geórgia e Turquia medirem forças, e ficará encarregue de fechar a 1.ª jornada da fase de grupos.
Siga, em direto e ao pormenor, todas as incidências da partida entre Portugal e Chéquia a partir das 20h00 no Desporto ao Minuto.
🇵🇹 Dia de Portugal! 🥰@selecaoportugal I #EURO2024 pic.twitter.com/YrFLgPOQ2o
— UEFA.com em português (@UEFAcom_pt) June 18, 2024
Leia Também: EM DIRETO: Mensagem de Cristiano Ronaldo no 'Dia D' para Portugal