O décimo primeiro dia do Euro'2024. esta segunda-feira, ficou marcado por nova dose de dramatismo, à semelhança do que tinha acontecido no passado domingo, sobretudo no que toca a golos ao cair do pano e, consequentemente, 'cambalhotas' nas classificações.
Ainda antes dos jogos, a conferência de imprensa da seleção nacional contou com a presença de Diogo Costa, que 'transpirou' confiança quanto aos trabalhos desenvolvidos por todo o grupo no Campeonato da Europa, seguindo-se uma sessão de treino marcada por três 'baixas' para Roberto Martínez. Já Cristiano Ronaldo mostrou (e bem) os músculos, ao dar o mote à sua equipa.
Tudo isto num dia em que 'estalou' a polémica na Turquia, recentemente derrotada por Portugal (0-3), face ao alegado afastamento de Arda Guler por parte de Vincenzo Montella, não esquecendo ainda o susto em torno de Barnabás Varga, que caiu inanimado em campo no Escócia-Hungria (0-1) e já foi operado esta segunda-feira.
Depois, claro, veio a 'loucura' dentro das quatro linhas nas contas do grupo B. O jogo de Espanha até foi razoavelmente calmo, com um triunfo pela margem mínima, diante da Albânia (0-1), em Dusseldorf, marcado pela estreia de Grimaldo, ex-Benfica, em Europeus, além do pleno de vitórias espanholas sem qualquer golo sofrifo. Porém, se uma partida foi calma, a outra foi completamente o oposto.
Já com a liderança atribuída à seleção espanhola, faltava decidir quem seria a companhia por via do segundo lugar, ao alcance das restantes três seleções. A Albânia ficou excluída de tal cenário com a eliminação aos pés do detentor do trono, sendo que, à mesma hora, Croácia e Itália disputavam um dos jogos mais 'alucinantes' da prova, com uma ponta final eletrizante.
Seriam os italianos - campeões europeus - a juntar-se aos espanhóis, graças a um empate (1-1) alcançado aos 90+8', por obra do recém-entrado Zaccagni, a permitir a 'cambalhota' na classificação, já depois de Luka Modric ter assinado uma redenção supersónica poucas vezes vista: falhou uma grande penalidade e, em menos de um minuto, redimiu-se com o golo inaugural (55') que quase valeu o apuramento para os 'oitavos'. Ainda assim, o médio do Real Madrid - que deixou críticas à UEFA e à FIFA, assim como o selecionador Zlatko Dalic - alcançou um recorde 'maduro' em Europeus, ambicionado por jogadores como Cristiano Ronaldo e Pepe.
À atenção de Portugal - que defrontará um dos quatro melhores terceiros classificados, no caso dos grupos A, B ou C -, os croatas ficam à espera de saber se os curtos dois pontos somados na fase de grupos serão suficientes para continuarem em prova, embora as probabilidades sejam altamente reduzidas e dependem de várias variantes dos jogos desta terça-feira.
Por falar nisso, as contas do grupo C fecham-se, na noite desta terça-feira, com o Inglaterra-Eslovénia e o Dinamarca-Sérvia, estando (quase) tudo em aberto do primeiro ao último lugar. Antes disso, durante a tarde, há ainda espaço para um França-Polónia e um Países Baixos-Áustria, sendo que só os polacos é que já estão eliminados.
No úniverso da (já apurada) seleção nacional, o último treino de preparação para o duelo frente à Geórgia, agendado para esta quarta-feira, realiza-se esta manhã, sendo que a conferência de Roberto Martínez e um jogador acontece já a meio da tarde, a partir das 16h45 (horário de Portugal Continental).
A agenda da seleção nacional para esta segunda-feira (horário de Portugal Continental)
Treino: 10h00
Conferência de imprensa: 16h45
Os jogos deste dia
França-Polónia, 17h00 (Signal Iduna Park, Dortmund) - Sport TV 1
Países Baixos-Áustria, 17h00 (Olympiastadion, Berlim) - Sport TV 2
Inglaterra-Eslovénia, 20h00 (Rhein Energie, Colónia) - SIC
Dinamarca-Sérvia, 20h00 (Allianz Arena, Munique) - Sport TV 1
Leia Também: As imagens do 11.º dia do Euro'2024: Músculos de CR7 e euforia italiana
Leia Também: Diário do Euro'2024: Suíça celebra e Hungria ainda 'espreita'... Portugal