O 16.º dia do Euro'2024, este sábado, serviu para marcar o regresso da competição, fruto do arranque dos 'oitavos' (algo alucinantes), que culminou em festa para a Suíça e para a anfitriã Alemanha, ambas com o mesmo resultado (2-0), diante de Itália e Dinamarca, respetivamente. Os contextos, esses, foram distintos.
Antes dos jogos, João Palhinha foi o jogador escolhido na seleção nacional para responder aos jornalistas, na antevisão ao duelo frente à Eslovénia, em que vincou a ambição de ver Portugal repetir o feito de 2016, para além de ter deixado uma garantia quanto ao seu futuro e de ter apontado as equipas mais fortes no Campeonato da Europa - colocando a seleção das quinas na frente, entre sorrisos. Pouco depois, veio o treino, na máxima força, uma vez que os 26 convocados estiveram à disposição de Roberto Martínez, num dia em que Cristiano Ronaldo quebrou o silêncio nas redes sociais, após a derrota diante da Geórgia (2-0).
Suíça e Itália protagonizaram o primeiro duelo de acesso aos 'quartos' do Europeu, porém, se a expectativa era a de que os ainda campeões europeus tivessem mais capacidade para seguir em frente, eis que surgiu a surpresa a provocar um enorme tombo. Freuler abriu as contas (37') e Vargas ampliou a vantagem (46'), em Berlim, num jogo em que a superioridade dos suíços foi tão clara que não deixou margem para dúvidas.
Já a Alemanha conseguiu fazer a festa, mas ainda teve de sofrer um pouco, com drama à mistura. Aos 35 minutos, um forte temporal com trovoada e chuva (e até granizo) levou à interrupção da partida durante cerca de 25 minutos, com um detalhe a saltar à vista nas bancadas do Signal Iduna Park. Os dinamarqueses celebravam debaixo da forte chuvada e uma boa parte dos alemães recolhia-se para se abrigar do temporal. Dentro de campo, a história da festa seria outra.
O videoárbitro foi muito requisitado em Dortmund e, depois de invalidar um golo a Andersen por fora de jogo (milimétrico), alertou o inglês Michael Oliver para avaliar uma situação de braço na bola dentro da grande área, algo que se traduziria numa grande penalidade... convertida por Kai Havertz (53'). Musiala (68') acabaria depois por sentenciar as dúvidas.
Avizinha-se agora mais um dia de emoções fortes, com o Inglaterra-Eslováquia e o Espanha-Geórgia a decidirem mais dois apurados (e mais dois eliminados), sendo que, pelo meio, Roberto Martínez e um jogador da seleção nacional farão a antevisão ao duelo de Portugal, diante da Eslovénia, na próxima segunda-feira, igualmente na procura de um lugar nos 'quartos' do Campeonato da Europa.
A agenda da seleção nacional para esta segunda-feira (horário de Portugal Continental)
Treino: 9h30
Conferência de imprensa: 17h45
Os jogos deste dia
Inglaterra-Eslováquia, 17h00 (Veltins-Arena, Gelsenkirchen) - Sport TV1
Espanha-Geórgia, 20h00 (Rhein Energie, Colónia) - SIC
Leia Também: Diário do Euro'2024: É hora de enxugar as lágrimas. Estão aí os 'oitavos'