O Reino Unido está a braços com uma grande polémica a dois dias do arranque dos Jogos Olímpicos Paris'2024. Charlotte Dujardin, atleta olímpica britânica mais condecorada, foi afastada da competição depois de ter sido apanhada a chicotear o cavalo.
Nos últimos dias, começou a circular nas redes sociais um vídeo onde se pode ver a seis vezes medalhada olímpica em dressage a chicotear um cavalo 24 vezes num minuto. O animal é chicoteado nas patas com um chicote longo durante uma sessão de treino de um jovem que aconteceu há quatro anos.
"É inacreditável. Naquela época, a minha cliente pensava que aquela conduta devia ser normal. Afinal, ela é uma campeã olímpica. Quem sou eu para duvidar?", explicou Stephan Wensing, advogado da jovem, agora com 19 anos, ao jornal inglês The Guardian.
As imagens do vídeo chegaram ao conhecimento da Federação Equestre Internacional, que decidiu aplicar uma suspensão provisória de seis meses a Charlotte Dujardin, por "conduta contrária aos princípios do bem-estar dos cavalos."
A atleta britânica, de 39 anos, reagiu através das redes sociais e garante estar "profundamente envergonhada" por tudo o que aconteceu.
"O que aconteceu não reflete o modo como treino os meus cavalos ou ensino os meus alunos, de qualquer forma não há desculpa. Estou profundamente envergonhada e deveria ter dado um melhor exemplo naquele momento", escreveu Dujardin no Instagram.
Charlotte Dujardin, Britain's joint-most decorated female Olympian, has been provisionally suspended & will not compete at Paris 2024.
— Good Morning Britain (@GMB) July 24, 2024
This video has emerged of the dressage star which she said showed her 'making an error of judgement'. pic.twitter.com/PQ9rPQTD04
Leia Também: Javier Mascherano arrasa decisão do Argentina-Marrocos: "Um circo..."