40 anos após o único jogo na Sérvia, o Benfica está de regresso a Belgrado, esta quinta-feira, onde vai defrontar novamente o Estrela Vermelha, desta vez na ronda inaugural da fase regular da 'nova' Liga dos Campeões.
É preciso recuar até ao dia 19 de setembro de 1984 para recordar o duelo em que as águias até foram para o intervalo a vencer por dois golos, mas acabariam por perder por 3-2. Ainda assim, a reviravolta na eliminatória - a primeira ronda da Taça dos Campeões Europeus - aconteceria depois em Portugal, com um triunfo por 2-0 (agregado de 4-3).
Bento era o dono da baliza do Benfica, atrás de uma defesa composta por Pietra, António Oliveira, António Bastos Lopes e Álvaro Magalhães. Já no meio-campo estavam Shéu, José Luís, Carlos Manuel e Diamantino, enquanto Manniche e Wando lideravam o ataque. Falamos, por isso, de referências históricas que ainda hoje são personalidades ligadas ao mundo do futebol e até mesmo ao clube da Luz.
Precisamente quatro décadas depois, curiosamente, o Benfica - agora orientado por Bruno Lage e composto por jogadores que nem eram nascidos - tentará a sua sorte no Stadion Rajko Mitic para 'vingar' a dramática reviravolta sofrida em 1984.
Leia Também: Bom prenúncio? Benfica vence Estrela Vermelha na estreia na Youth League