Empatados na vice-liderança da I Liga, Vitória SC e FC Porto protagonizam aquele que é considerado o jogo de cartaz da sexta jornada, este sábado, em Guimarães, num jogo que poderá colocar o Sporting a dividir o trono com um dos dois clubes, pelo menos durante 26 horas.
Já depois da derrota no Clássico em Alvalade (2-0), os dragões reagiram com um triunfo frente ao Farense (2-1), no passado domingo, num dia marcado pela vitória dos vimaranenses no dérbi do Minho, no reduto do Sporting de Braga (0-2), pelo que ambas as equipas chegam a um dos jogos de destaque do campeonato com a motivação em altas. Em caso de empate, ninguém se cola aos campeões nacionais, mas bastará um deles vencer para assumir a liderança partilhada.
De referir que, apesar do triunfo no Dragão (1-2) na segunda volta da última edição da I Liga, o Vitória SC tem enfrentado sérias dificuldades em travar o FC Porto no Estádio D. Afonso Henriques, sendo preciso recuar até janeiro de 2016 para recordar a última vitória, por 1-0, com a particularidade de Sérgio Conceição ser, na altura, o timoneiro do emblema de Guimarães.
Recorde-se que, com 12 pontos na divisão do segundo lugar, Vitória SC e FC Porto medem forças a partir das 18 horas (horário de Portugal Continental), com arbitragem de Fábio Veríssimo, sendo que poderá acompanhar todas as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Rui Borges:
Ambições frente ao FC Porto: "A luta é pelos três pontos. É um jogo contra uma grande equipa, muito competitiva, muito intensa, que tem feito um bom início de campeonato, à imagem dos últimos anos. É uma equipa que gosta de entrar forte, a mostrar que é grande. Somos uma equipa moralizada, que tem feito um início de época muito bom e vamos ser nós próprios, não vamos fugir ao que temos feito".
Peso de vencer um dérbi: "Sinto de forma diferente porque sei o que representa para os adeptos, mas valorizo tanto a vitória com o Sporting de Braga como com o último classificado, e se fosse a derrota era da mesma forma. São jogos, temos de ser competitivos, mas depois do lado de fora temos de ser humanos, há uma comunidade, temos de nos dar de alguma forma, de nos respeitarmos".
Defesa sólida: "Nós, portugueses, arranjamos sempre forma de não valorizar quem faz bem as coisas. Vou ouvindo dizer que nos têm posto sempre à prova. Dizem que ganhámos ao Floriana [na fase preliminar da Liga Conferência] porque era nossa obrigação, que o Zurique [na fase preliminar da Liga Conferência] não era uma grande equipa. Depois, contra o Famalicão disseram que aí é que íamos ser postos à prova e ganhámos. Fomos para Braga e disseram que nesse jogo é que iam ver se estávamos mesmo a postos e fomos ganhar a Braga e agora é o FC Porto. Estou sempre à prova desde que nasci".
Vítor Bruno:
Elogios ao Vitória SC e dificuldade de jogar am Guimarães: "Terá que ser sempre um grande FC Porto. Coletivamente, o Vitória é uma equipa muito bem trabalhada, qualquer adversário que vai ao D. Afonso Henriques passa por dificuldades. Têm 100 por cento de vitórias em casa. Temos que inspirar os que me rodeiam, que queiram sempre ganhar, ganhar e ganhar. Que isso seja viciante e habite nas entranhas de todos. Têm de mostrar de que casta são feitos (...) Teremos de deixar muita energia no campo e esperar que os adeptos nos acompanhem".
Impacto dos incêndios no treino: "Condicionou naquilo que tinha de ser a forma de abordar o treino em si. O números de pausas, a necessidade de hidratação, de limpar as vias respiratórias. Isso foi emergente e em comunhão com o departamento médico. Estava um ar irrespirável. Notava-se que criava alguma dificuldade".
Sobrecarga de jogos em breve: "Não falo com eles da boca para fora. Sou muito claro. Muito congruente nas tomadas de decisão. Todos eles vão ser importantes. E vão ser mesmo. Não é paleio para a praia. Entramos num ciclo infernal de jogos. Todos eles vão ser importante. Vão ter um capital de importância tremendo na abordagem aos jogos que aí vêm, com planos diferentes. É olhar para o adversário e rentabilizar o tempo entre jogos. O tempo é dos bens mais preciosos que temos e temos de aproveitá-lo da melhor maneira".
Últimos resultados
Vitória SC: V-V-V-D-V
FC Porto: V-D-V-V-V
Últimos onzes
Vitória SC: Bruno Varela, Bruno Gaspar, Mikel Villanueva, Toni Borevkovic, João Mendes, Tomás Händel, Tiago Silva, Nuno Santos, João Mendes, Kaio César e Nélson Oliveira.
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Otávio Ataíde , Nehuén Pérez, Francisco Moura, Nico González, Alan Varela, Iván Jaime, Pepê, Wenderson Galeno e Danny Namaso.
Ausências
Vitória SC: Jorge Fernandes (lesionado) e Mikel Villanueva (em dúvida).
FC Porto: Iván Marcano, Zaidu, Fábio Vieira e Samuel Portugal (lesionados).
Leia Também: Vitória SC quer vencer FC Porto, mas sem pensar no segundo lugar