A seleção nacional sub-21 treinou esta terça-feira na Cidade do Futebol, em Oeiras, um dia antes de partir para as Ilhas Faroé, onde disputará mais um jogo de qualificação para o Europeu da categoria. Fábio Silva falou aos jornalistas e garante que a equipa das quinas quer confirmar o apuramento para o Euro'2025 já nesta partida.
"Já jogámos contra as Ilhas Faroé aqui em Portugal, sabemos que somos superiores. Falta-nos apenas um ponto para conseguirmos o nosso objetivo, mas vamos entrar em campo com a certeza de que queremos ganhar e que temos qualidade para isso. Queremos praticar o nosso jogo e perspetivamos que eles entrem com um bloco baixo. Vão entrar com o intuito de fazer o melhor resultado possível e sabemos que estas equipas, contra nós, vêm sempre com ambição a dobrar", começou por dizer o avançado que pertence ao Las Palmas.
"Temos que fazer o que nos compete e já começámos nos treinos a trabalhar algumas situações de jogo que podemos vir a encontrar. Sexta-feira queremos entrar da melhor forma, resolvê-lo o mais rápido possível, porque neste tipo de jogos o que custa mais é sempre o primeiro golo. Estou certo de que no final do jogo estaremos a celebrar a qualificação para o Europeu", prosseguiu Fábio Silva, não prometendo uma presença na final do Europeu sub-21.
"Não podemos dizer isso tão cedo. Estamos orgulhosos do que temos vindo a fazer até agora, a nossa qualificação tem sido muito boa, não só a nível de resultados, mas também de exibições. Já estive presente no último Campeonato da Europa e as equipas são completamente diferentes. As ideias e o que o mister pede são semelhantes às outras gerações que por cá passaram, mas os jogadores são diferentes, o ambiente é diferente, o grupo é diferente. Sinto a equipa muito bem, coesa. Todos os que estão aqui ambicionam estar no Europeu, jogar contra as melhores equipas e os melhores jogadores e, se fizermos bem o nosso trabalho, independentemente do desfecho, acredito que as coisas vão correr bem e poder-se-á dizer que temos essa capacidade para ganhar o Europeu. Temos é que o provar dentro de campo", frisou.
Questionado sobre a possibilidade de vir a ser o próximo avançado da seleção nacional, aquando da saída de Cristiano Ronaldo, o ex-FC Porto disse que a reforma do capitão da equipa das quinas está longe, revelando que gostaria de partilhar o relvado com Ronaldo.
"Convocatória? Estava a assistir em direto, porque gosto de acompanhar as convocatórias. Foi um orgulho enorme, claro que ambiciono jogar na seleção. Tenho vindo a estar presente desde os escalões de sub-15 e o expoente máximo é jogar lá. Ouvir o meu nome ser falado pelo mister Roberto Martínez é algo muito bom. No ano passado tive a oportunidade de fazer três treinos com eles, antes de irem para o Europeu, e senti-me muito realizado, muito feliz. Trabalho para um dia estar lá naquele espaço, mas agora estou aqui nos sub-21, sinto que tenho vindo a fazer as coisas bem, sou dos mais antigos e gosto muito de estar aqui. Quando for o momento certo, as coisas vão acabar por acontecer e vou ser chamado. Isso também me dá confiança e tranquilidade, porque sei que estou a fazer as coisas bem. O mister Roberto Martínez e o mister Rui Jorge passam-nos a mensagem de que o espaço de Sub-21 também é uma porta muito grande para aquilo que nos vai levar à seleção e o que tento mostrar em todos os jogos e em todos os treinos é que estou bem aqui e depois o resto vai acontecer de uma forma natural", referiu Fábio Silva.
"O que procuro é continuar a crescer e a jogar. Os golos, assistências, boas exibições, acabam por acontecer de uma maneira natural. Não se pode viver obcecado com isso. Com a idade que tenho, já passei por muitas adversidades e muitas coisas e já lido com certas questões de maneira diferente, agora. O trabalho no dia-a-dia e os treinos é que nos vão levar à perfeição no jogo. O que posso garantir é procurar estar bem nos jogos no clube e aqui na seleção nacional e depois as coisas vêm. O Cristiano tem a idade que tem, mas continua a ser uma referência para mim. Espero que ainda jogue muitos jogos na seleção e que eu possa ser chamado antes, para poder concretizar o sonho de jogar com ele", vincou.
Leia Também: Gonçalo Inácio dispensado da seleção. Tomás Araújo convocado