Com 10 pontos em 12 possíveis, fruto de três triunfos e um empate, os vimaranenses integram um trio de terceiros classificados, juntamente com os polacos do Jagiellonia, de Nené e Tomás Silva, e os austríacos do Rapid Viena, apenas atrás dos ingleses do Chelsea e dos também polacos do Légia Varsóvia, com o pleno de quatro êxitos.
Oitavo no campeonato suíço, sem vencer há três desafios, o St. Galen é 25.º da fase de liga, com quatro pontos, fora até do acesso ao 'play-off', até ao 24.º, um segundo cenário para os sextos classificados na Liga portuguesa, caso o seu desempenho futuro não acompanhe o êxito atual.
O líder Chelsea, no qual jogam os internacionais portugueses Renato Veiga, Pedro Neto e João Félix, visita os cazaques do FC Astana, 23.º, com quatro pontos, e que na última ronda interrompeu uma série -- já recorde, em Portugal -- de nove triunfos consecutivos do Vitória de Guimarães, que teve de disputar uma pré-eliminatória.
Após alguns anos com desempenhos nacional e internacional discretos, os britânicos, únicos vencedores da Liga dos Campeões a competir na Liga Conferência, estão a atravessar uma boa fase e no campeonato inglês seguem em segundo lugar, apenas atrás do Liverpool, que tem mais quatro pontos (35-31) e menos um jogo.
Já o Légia Varsóvia, do técnico português Gonçalo Feio, e onde atuam os lusos Ruben Vinagre e Claude Gonçalves, recebe os suíços do Lugano, oitavos, a derradeira posição de qualificação direta para os 'oitavos', com nove pontos.
Destaque para o facto do conjunto de Gonçalo Feio ser o único que ainda não sofreu qualquer golo, além de ter o segundo melhor ataque, com 11 tentos, somente batido pelo Chelsea, com 18.
Nesta 'terceira divisão' das competições de clubes da UEFA joga ainda o Panathinaikos do treinador Rui Vitória que, depois de um arranque em falso, conquistou o primeiro triunfo, à quarta jornada, que coloca os gregos na 24.ª posição, com quatro pontos.
Ganhar em casa dos galeses TNS, 29.º, com três pontos, ajudaria o conjunto de Rui Vitória a solidificar a sua posição de 'play-off'.
Os eslovenos do Olímpica Ljubliana de Jorge Silva, David Fernandes Sualehe e Diogo Pinto, sétimos, com nove pontos, recebem os belgas do Brugge, 11.º, enquanto os cipriotas do Pafos, de Domingos Quina e Pepe, 16.º, com seis pontos, são anfitriões dos eslovenos do Celje, 20.º.
O Dínamo Minsk e o Larne são os únicos clubes ainda sem qualquer ponto, situação que mudará para pelo menos um deles, já que os bielorrussos recebem os norte irlandeses.
Na competição de 36 equipas, as primeiras oito classificadas seguem diretas para os oitavos de final, enquanto os lugares entre nono e 24.º dão acesso ao 'play-off'.