A final da Taça da Liga, agendada para este sábado, em Leiria, volta a contar com um dérbi na disputa do troféu, embora isso não seja inédito para Sporting e Benfica.
Esta será a terceira ocasião em que tal acontece. A primeira sorriu ao Benfica, em 2008/09, enquanto a segunda caiu para o lado do Sporting, em 2021/22.
No primeiro dérbi, que aconteceu na segunda edição do troféu, houve espaço para polémica em torno da arbitragem, numa altura em que o clube da Luz arrecadou o primeiro de sete troféus na prova, no desempate por grandes penalidades (3-2), após um empate (1-1).
Nessa final, disputada no Estádio do Algarve, Pedro Silva, antigo futebolista dos leões, até foi confrontado recentemente com o tão falado penálti assinalado pelo ex-árbitro Lucílio Batista, a favor das águias, num lance que até envolveu… Ángel Di María.
Já o dérbi mais recente disputado na final da Taça da Liga aconteceu, precisamente, em Leiria, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, com uma reviravolta do Sporting frente ao seu rival (1-2), naquela que foi a quarta e última conquista leonina na prova.
Tratando-se dos dois clubes com mais Taças da Liga conquistadas, o Benfica - que já não sorri na prova desde 2015/16 - procura agora o oitavo troféu, enquanto o Sporting tenta chegar à mão cheia.
Leia Também: Sporting-Benfica: Segundo 'round', agora com a Taça da Liga em jogo