O Partizan anunciou, através de um comunicado publicado este sábado nas plataformas oficiais, a morte do lendário jogador de basquetebol da antiga Jugoslávia, Drazen Dalipagic, aos 73 anos, que não resistiu a doença prolongada.
"Após uma longa e difícil doença, Drazen Dalipagic faleceu esta manhã em Belgrado. O melhor marcador de sempre do Partizan, antigo jogador da seleção da Jugoslávia, lenda mundial do basquetebol e homem de caráter inigualável", pode ler-se na nota do clube da Sérvia, que Dalipagic representou na grande parte da carreira como basquetebolista.
Nascido em Mostar, na atual Bósnia, vestiu a camisola da Jugoslávia em 243 jogos entre 1973 e 1986. Dalipagic foi campeão olímpico (ouro em Moscovo 1980, prata em Montreal 1976 e bronze em Los Angeles 1984), mundial (1978) e ainda campeão europeu em três ocasiões.
O jugoslavo foi introduzido no Hall of Fame dos EUA em 2004 e ainda no Hall of Fame da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) em 2007. Em 1991, a FIBA incluiu ainda o antigo basquetebolista na lista dos 50 maiores jogadores da história, e, em 2008, foi nomeado numa das 50 figuras mais influentes.
Para além do Partizan, Dalipagic jogou aidna no Real Madrid, clube que não esqueceu o ex-jogador e lhe deixou uma mensagem no site oficial.
"O Real Madrid C. F., o seu presidente e a sua direção lamentam profundamente a morte de Drazen Dalipagic, histórico jogador europeu de basquetebol que jogou no Real Madrid entre 1982 e 1983", escreveu o clube em comunicado.
Fudbalski klub Partizan sa dubokom tugom i žalošću se oprašta od Dražena Praje Dalipagića, jednog od najvećih jugoslovenskih i svetskih košarkaša svih vremena, koji je preminuo jutros u Beogradu. Njegov doprinos sportu i neraskidiva veza sa Partizanom zauvek će ostati upisani u… pic.twitter.com/uuxl9jdcwQ
— FK Partizan (@FKPartizanBG) January 25, 2025
Leia Também: Sporting aplica 'chapa 9' e iguala provisoriamente o Benfica na liderança