Sofrimento desnecessário. Benfica alcançou, na noite de sábado, um suado triunfo ante o Moreirense (3-2), que demonstrou uma boa capacidade de reação no relvado do Estádio da Luz, em jogo da 21.ª jornada da I Liga. As águias voltam a aproximar-se do líder Sporting, que têm agora quatro pontos de vantagem sobre o segundo classificado.
Num jogo com cinco jogos, o mesmo ficou marcado pelas lesões de Bah e Manu Silva, que abandonaram o relvado com queixas num dos joelhos.
O ritmo baixo da partida interessou mais os jogadores encarnados, nitidamente com o foco já no jogo da Liga dos Campeões, frente ao AS Monaco. Perto do apito final, o Moreirense reduziu a vantagem local a um golo e causou alguma apreensão nas bancadas do recinto.
Vamos aos destaques.
A figura
Vangelis Pavlidis atravessa o melhor período desde que chegou à Luz. O avançado grego, de 26 anos, bisou na partida e somou o quarto tiro certeiro em três jogos. Igualou, ainda, Di María como melhor marcador do Benfica em 2024/25 com 14 golos marcados.
Mais do que os golos, o atacante continua a dar razão a Bruno Lage, que aposta neste no onze titular: É forte no ataque à profundidade, é um elo de ligação com os companheiros de ataque e agora consegue colocar a bola no fundo das redes.
🇬🇷Vangelis Pavlidis igualou 🇦🇷Di María como melhor marcador do Benfica em 2024/25 com 14 golos marcados. pic.twitter.com/zgG4KNEpbB
— Playmaker (@playmaker_PT) February 8, 2025
A surpresa
Benny, ex-Benfica, apontou um belo golo no regresso a uma casa que bem conhece. O médio português, de 27 anos, deixou sinais da sua qualidade e mostrou a sua maior arma: o seu potente remate. Trubin que o diga...
Desilusão
Não foi com certeza das melhores exibições de Álvaro Carreras de águia ao peito. O excesso de jogos parece pesar nas pernas do defesa-esquerdo espanhol, de 21 anos, que leva mais de três mil minutos na temporada e estamos apenas em fevereiro. Frente aos cónegos, voltou a apresentar pouca clarividência no pensamento e ofereceu, já perto do fim, um golo ao adversário, que voltou a acreditar em levar pontos da Luz.
Os treinadores
Bruno Lage
O treinador português já avisou que certos erros individuais têm custado pontos à equipa. No período de maior apatia ofensiva, durante a segunda parte, recorreu ao banco e fez entrar Bruma e Belotti, com este último a deixar bons sinais. No final da partida, projetou que a equipa irá chegar ao primeiro lugar. É uma declaração ousada, tendo em conta o competitivo calendário pela frente no campeonato e o futebol de pouca qualidade apresentado nesta fase. Veremos...
César Peixoto
Prometeu que não ia jogar à defesa e cumpriu. Depois de um início de jogo complicado, o Moreirense serenou e jogou o que sabe, aproveitando a pouca pressão exercida dos jogadores encarnados. Na segunda parte, arriscou no ataque e quase originou um amargo de boca aos adeptos de um clube, que já representou como jogador.
O árbitro
Bruno Costa realizou uma exibição discreta no Estádio da Luz. Com a ajuda do VAR, assinalou uma grande penalidade a favor do Benfica logo nos minutos iniciais. Controlou bem as emoções da partida, tendo mostrado apenas um cartão amarelo. No final da partida, ficou a dúvida sobre mão de Florentino na área, mas o VAR não o aconselhou a verificar o lance com recurso às imagens.
Leia Também: Negócio fechado: Benfica vende Benjamín Rollheiser, que ruma ao Brasil
Leia Também: Bah e Manu Silva lesionam-se e estão em dúvida para visita ao Monaco