FC Porto não ativa modo 'imperador' e adia decisão europeia para Roma

Dragões ainda ameaçaram a reviravolta, mas não foram além de um empate na receção à AS Roma.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
13/02/2025 21:57 ‧ 13/02/2025 por Miguel Simões

Desporto

Liga Europa

O FC Porto somou o terceiro empate consecutivo, esta quinta-feira, na receção à AS Roma (1-1), adiando a discussão por uma vaga nos 'oitavos' da Liga Europa para daqui a uma semana, na capital italiana. Aí a turma de Martín Anselmi terá mesmo de ativar o modo 'imperador' para se manter nas andanças europeias.

 

Os dragões foram castigados por uma primeira parte apática, em que viram a equipa de Claudio Ranieri chegar ao golo à beira do intervalo, por intermédio de Zeki Celik (45+5').

Já na segunda parte, as mexidas de Martín Anselmi até trouxeram mais esperança ao FC Porto, que ainda empatou por via de um belo golo de Francisco Moura (67'). A expulsão de Bryan Cristante (73'), ex-Benfica, aumentou as aspirações do conjunto português em lutar pela remontada, embora sem qualquer efeito.

Sem fogo

Martín Anselmi decidiu não repetir a 'receita' do Clássico, frente ao Sporting (1-1), ao promover as entradas de Otávio Ataíde e Gonçalo Borges para os lugares de Zé Pedro e Pepê, respetivamente, não evitando uma primeira parte muito pouco inspirada.

Com seis cartões amarelos até ao intervalo, as melhores oportunidades pertenceram à equipa italiana - que ficou sem Dybala aos 21 minutos, por lesão -, nomeadamente nos lances do próprio argentino e de Lorenzo Pellegrini.

O golo, esse, acabaria por surgir já para lá do tempo de compensação concedido pelo alemão Tobias Stieler. Aos 45+5', Celik apareceu de forma oportuna na grande área e atirou para o fundo das redes, perante a apatia azul e branca, ao silenciar mesmo o público do Estádio do Dragão, seguindo-se o intervalo.

Anselmi altera 'receita' do Clássico. Eis os onzes do FC Porto-AS Roma

Anselmi altera 'receita' do Clássico. Eis os onzes do FC Porto-AS Roma

Pontapé de saída agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental) desta quinta-feira.

Notícias ao Minuto | 18:49 - 13/02/2025

Reação não deu para tudo

Se é verdade que Claudio Ranieiri fez uma dupla mexida logo após o regresso dos balneários, Martín Anselmi resolveu imitá-lo apenas aos 63 minutos, com as entradas de Pepê e Fábio Vieira para as vagas de Rodrigo Mora e Alan Varela. A partir daí, sim, o jogo começou a correr de feição aos azuis e brancos.

Sensivelmente a meio do segundo tempo, Pepê foi projetado na frente de ataque, sozinho contra o mundo, mas a verdade é que a tentativa 'esbarrada' na defesa contrária até permitiu a Francisco Moura, com um remate fulminante, empatar a partida aos 67 minutos, levando o Estádio do Dragão à 'loucura' total.

Pouco depois, a expulsão de Bryan Cristante (73'), ex-Benfica, levou a que o FC Porto encarar a reta final com mais uma unidade em campo, porém, nem as investidas de Gonçalo Borges e do recém-entrado Danny Namaso culminaram na desejada reviravolta no Estádio do Dragão.

[Notícia atualizada às 22h05]

Onzes

FC Porto: Diogo Costa, Otávio Ataíde, Nehuén Pérez, Tiago Djaló, João Mário, Francisco Moura, Stephen Eustáquio, Alan Varela, Gonçalo Borges, Rodrigo Mora e Samu Aghehowa.

AS Roma: Mile Svilar, Zeki Çelik, Gianluca Mancini, Evan Ndicka, Angeliño, Pellegrini, Bryan Cristante, Koné, Saelemaekers, Paulo Dybala e Artem Dovbyk.

Antevisão

O FC Porto prepara-se para voltar a competir na Liga Europa, esta quinta-feira, ao receber a AS Roma, no Estádio do Dragão, num jogo referente ao playoff de acesso aos 'oitavos' da segunda maior prova europeia de clubes.

Os números não mentem. Nas três eliminatórias em que ambas as equipas se cruzaram, os dragões acabaram sempre a sorrir, desde a segunda ronda da Taça das Taças (1981/82) ao playoff de qualificação na Liga dos Campeões (2016/17) e aos 'oitavos' da Liga dos Campeões (2018/19). Dessa forma, Martín Anselmi só tem de seguir o histórico.

A verdade é que, desde a chegada do treinador argentino a Portugal, o FC Porto venceu no seu jogo de estreia, diante do Maccabi Tel Aviv, precisamente na Liga Europa, seguindo-se dois empates na I Liga, diante de Rio Ave (2-2) e FC Porto (1-1). Já a AS Roma, na era Claudio Ranieri, tem apresentado um registo algo oscilante. 

O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental) desta quinta-feira, com arbitragem do alemão Tobias Stieler, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Anselmi repete 'fórmula'? O onze provável do FC Porto diante da AS Roma

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Não é só no futebol que Cristiano Ronaldo dá uns 'toques'. Ora veja!

Cristiano Ronaldo

Não é só no futebol que Cristiano Ronaldo dá uns 'toques'. Ora veja!

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2662
2Benfica2559
3FC Porto2653
4Sp. Braga2653
5Santa Clara2643
6Vitória SC2641
7Casa Pia2636
8Estoril2636
9Famalicão2634
10Moreirense2631
11Rio Ave2629
12Arouca2629
13C.D. Nacional2629
14Gil Vicente2523
15AVS2623
16Estrela2623
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Três Carocha com zero km foram mantidos durante anos

Volkswagen

Três Carocha com zero km foram mantidos durante anos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas