Pedr(eir)a no sapato dita novo 'tombo' do FC Porto e Sporting pode fugir

Sporting de Braga passa agora a partilhar a última vaga do pódio com os dragões.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
08/03/2025 22:28 ‧ 08/03/2025 por Miguel Simões

Desporto

I Liga

O FC Porto voltou a 'tombar' na I Liga, este sábado, desta vez frente ao Sporting de Braga (1-0), adversário que cola-se aos azuis e brancos, uma vez mais, na partilha da última vaga do pódio.

 

Um livre direto de Ricardo Horta (17') deixou a Pedreira ao rubro, pressionando os dragões a ir em busca de golos para uma remontada... que esteve sempre difícil de alcançar.

Apesar das mexidas no segundo tempo, a equipa de Martín Anselmi foi incapaz de ultrapassar o conjunto de Carlos Carvalhal e poderá ver o título a nove pontos de distância, em caso de triunfo do Sporting frente ao Casa Pia, este domingo.

Com uma Horta assim…

Martín Anselmi procedeu a duas alterações, com as entradas de André Franco e Martim Fernandes para render o castigado Fábio Vieira e ainda Stephen Eustáquio, pelo que fez avançar João Mário no apoio a Samu. Já Carlos Carvalhal fez também duas alterações, com as entradas de Gabri Martínez e El Ouzaaani para os lugares de Roger Fernandes e Fran Navarro.

Os arsenalistas foram os primeiros a tentar a sua sorte, nomeadamente numa investida de Gabri Martínez, sendo que Iván Marcano também tentou a sua sorte na área contrária, num início de jogo muito acidentado que resultou em três amarelos para os dragões em apenas nove minutos - começando em Nehuén Pérez, seguindo-se Gonçalo Borges e acabando em Mateus Fernandes.

O último amarelado permitiu que Ricardo Horta, na cobrança de um livre deslocado para o corredor esquerdo, enganasse tudo e todos, ao bater rasteiro em direção à baliza de Diogo Costa, que foi traído pela falta de visibilidade… e surpresa. Estava feito o primeiro (e único) aos 17 minutos.

Pelo buraco da agulha. Ricardo Horta surpreende Diogo Costa

Pelo buraco da agulha. Ricardo Horta surpreende Diogo Costa

Avançado colocou o Sp. Braga em vantagem na receção ao FC Porto, em jogo da 25.ª jornada.

Luis Júnior | 22:10 - 08/03/2025

O FC Porto tentou reagir no imediato, primeiro por João Mário e depois por Gonçalo Borges e Samu (que ficou a queixar-se de um penálti, por toque de Lukas Hornicek), mas o jogo seguiria para o tempo de descanso sem mais alterações

Faltou aura ao dragão

Sem alterações ao intervalo, o FC Porto tentou chegar ao empate no segundo tempo, mas as ligeiras melhorias apresentadas pela equipa de Martín Anselmi rapidamente esbarraram na falta de oportunidades.

As mexidas a partir do banco reforçaram, na teoria, o capítulo ofensivo, primeiro com a entrada de William Gomes e, depois, com a introdução de Danny Namaso, rendendo os defesas Iván Marcano e Mateus Fernandes, mas nem assim o FC Porto teve vida fácil.

Já Carlos Carvalhal optou por manter a sua equipa sem mudanças até ao minuto 80, de forma a não 'desmanchar' o puzzle montado, perante um adversário que tentou o tudo por tudo, mas pouco incomodou a baliza arsenalista.

Com este resultado, o FC Porto passa a partilhar o terceiro posto com o Sporting de Braga, com 50 pontos, a seis dos líderes Sporting (menos um jogo) e Benfica.

[Notícia atualizada às 22h37]

Onzes

Sporting de Braga: Lukas Hornicek, Víctor Gómez, Robson Bambu, Paulo Oliveira, Francisco Chissumba, João Moutinho, Gorby Baptiste, Gabri Martínez, Ricardo Horta, Ismael Gharbi e El Ouazzani.

FC Porto: Diogo Costa, Nehuén Pérez, Iván Marcano, Otávio Ataíde, João Mário, Martim Fernandes, Alan Varela, André Franco, Francisco Moura, Samu Aghehowa e Gonçalo Borges.

Antevisão

Sporting de Braga e FC Porto entram em campo, este sábado, num jogo a contar para a 25.ª jornada da I Liga e que poderá ser decisivo nas contas pelo pódio e até poderá influenciar as contas pelo título, uma vez que a distância não é tão grande como já foi para a liderança.

Os bracarenses procuram voltar às vitórias, depois de dois desaires consecutivos, frente ao Rio Ave (2-1) para o campeonato, bem como diante do Benfica (1-0), na Taça de Portugal.

Já o FC Porto continua à procura do seu melhor momento, visto que a inconsistência de resultados tem ditado a nova era de Martín Anselmi, com uma vitória, um empate e uma derrota nos últimos três jogos, com um deles a ditar a eliminação da Liga Europa.

Os azuis e brancos querem vencer para poder continuar próximo das duas equipas no topo da tabela, assim como descolar-se do adversário deste sábado, visto que podem ficar com uma margem de seis pontos para o quarto lugar.

O jogo realiza-se no Estádio Municipal de Braga e está agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), e vai contar com a arbitragem de Luís Godinho, da AF Évora, sendo que poderá acompanhar, em direto, as incidências da partida no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sp. Braga-FC Porto: A luta pelo pódio que quer mexer nas contas do título

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Madalena Aragão viaja para Pais e mostra apoio a João Neves

Madalena Aragão

Madalena Aragão viaja para Pais e mostra apoio a João Neves

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ver para crer: Yangwang U9 (da BYD) pode dançar graças à sua suspensão

BYD

Ver para crer: Yangwang U9 (da BYD) pode dançar graças à sua suspensão

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas