O Sporting somou a quarta vitória consecutiva na I Liga, este sábado, ao bater o Estrela da Amadora (0-3), na Reboleira, num encontro em que precisou de sofrer - embora o resultado não o transmita - para voltar a fugir do Benfica no topo da classificação.
Em superioridade numérica desde o minuto 34, altura em que Guilherme Montóia foi expulso, o conjunto de Rui Borges só conseguiu chegar ao golo no início do segundo tempo, quando Viktor Gyokeres beneficiou de um alerta do VAR para converter, com sucesso, uma grande penalidade (52'). Já nos últimos minutos, Geovany Quenda regressou aos golos (81'), ao que se seguiu o bis de Gyokeres, de penálti, com nova expulsão para os tricolores, ao minuto 89.
Contas feitas, menos de 24 horas depois do triunfo do Benfica frente ao Gil Vicente (0-3), no acerto de calendário do campeonato português, eis que os campeões nacionais voltaram a 'descolar-se' do eterno rival numa luta pelo título que promete ser intensa até ao fim.
Primeiro a expulsão...
Obrigado a mexer, Rui Borges procedeu a três ajustes, ao render Maxi Araújo, Morten Hjulmand e Hidemasa Morita por Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio e Eduardo Felicíssimo, com a subida de Zeno Debast no terreno, enquanto José Faria trocou Diogo Travassos, Paulo Moreira e Chico Banza por Leonel Bucca, Kikas e Rodrigo Pinho.
O clube de Alvalade até entrou mais forte e, após a primeira ameaça de Viktor Gyokeres aos 30 segundos, eis que Matheus Reis atirou ao poste, ficando muito perto de quebrar um 'jejum' de 26 meses. O jogo ficou morno, mas rapidamente 'aqueceu' com a expulsão de Guilherme Montóia, por acumulação de amarelos, após falta (desnecessária) sobre Iván Fresneda aos 34 minutos.
Com mais um elemento em campo, o Sporting ainda ameaçou o primeiro antes do intervalo, sobretudo em investidas de Francisco Trincão e Gyokeres, mas a verdade é que o nulo 'teimou' até ao intervalo.
...e depois os golos
Rui Borges lançou Geny Catamo para o lugar de Iván Fresneda, enquanto José Faria procedeu a uma dupla mexida com as entradas de Léo Cordeiro e Nilton Varela, até que apareceram os golos... com muito drama à mistura.
O VAR alertou Gustavo Correia para analisar um toque de Alan Ruiz em Ousmane Diomande e, assim que o penálti foi concedido, Viktor Gyokeres encarregou-se de abrir o ativo, aos 52 minutos, seguindo-se mais oportunidades, criadas por Geny Catamo e Matheus Reis, em busca do segundo golo, perante um adversário que, apesar das aproximações, esteve sempre limitado no capítulo ofensivo.
Esse momento chegaria por via de um lance bem trabalhado por Geovany Quenda, aos 81 minutos, que tranquilizou a sua equipa, numa partida em que, aos 89 minutos, a grande penalidade cometida por Rúben Lima permitiu o bis de Viktor Gyokeres... e ainda deixou os tricolores reduzidos a nove elementos.
Com este resultado, o Sporting passa a somar 65 pontos, a sete jornadas do fim, com mais três do que o rival Benfica, que irá defrontar o Farense na quarta-feira, no fecho da ronda. Já o Estrela da Amadora mantém-se com 23 pontos - tantos como o Gil Vicente e o AVS - no 16.º posto, na luta pela manutenção.
Leia Também: Só o ferro impediu que Matheus Reis quebrasse um 'jejum' de... 26 meses
Leia Também: Ex-Benfica fez o que não devia e Sporting ficou com mais um na Reboleira
Leia Também: VAR entrou em ação e Gyokeres fez das suas. Eis o penálti do Sporting