O primeiro-ministro, Luís Montenegro, destacou hoje a "imperial vitória" do ciclista João Almeida na Volta ao País Basco, considerando a inédita conquista demonstrativa da qualidade do desporto português.
"Imperial vitória de João Almeida na Volta ao País Basco em ciclismo. Mais um feito inédito e demonstrativo da qualidade do nosso desporto. Parabéns, João Almeida", lê-se na conta oficial do primeiro-ministro na rede social X.
O corredor da UAE Emirates, de 26 anos, tornou-se hoje no primeiro português a vencer a prestigiada prova espanhola em 64 edições, consumando o triunfo na geral após vencer a sexta e última etapa.
Almeida concluiu os 153,4 quilómetros com partida e chegada em Eibar em 3:56.54 horas, o mesmo tempo gasto pelo segundo, o espanhol Enric Mas (Movistar), que terminou como vice-campeão, a 1.52 minutos. O terceiro da geral foi o alemão Maximilian Schachmann (Soudal Quick-Step), a 1.59.
"O Governo felicita João Almeida por uma conquista inédita para o ciclismo português: a vitória na Volta ao País Basco", publicou, por sua vez, o Ministério dos Assuntos Parlamentares, que tutela o Desporto, na rede social Instagram.
Melhor voltista português da atualidade e um dos melhores de sempre, atrás de Joaquim Agostinho, Almeida, que também ganhou a quarta etapa da Itzulia, conseguiu o melhor triunfo da carreira.
A Volta ao País Basco integra o lote de sete principais corridas por etapas do WorldTour, para além das grandes Voltas, juntamente com o Paris-Nice, o Tirreno-Adriático, a Volta à Catalunha, a Volta à Romandia, o Critério do Dauphiné e a Volta à Suíça.
"É a primeira vez que um ciclista português triunfa nesta prestigiada prova internacional, um feito que honra o desporto nacional e inspira milhares de jovens atletas. Parabéns, João! Portugal pedala contigo", termina a publicação do ministério liderado por Pedro Duarte.
Leia Também: João Almeida é o primeiro português a vencer a Volta ao País Basco