O antigo treinador dos Estados Unidos, Bruce Arena, criticou, esta quinta-feira, a nomeação do argentino Mauricio Pochettino para o cargo de selecionador, afirmando que o cargo deveria ter sido atribuído a um norte-americano.
"Se olharmos para todas as equipas nacionais do mundo, o treinador é normalmente um treinador nacional", frisou Arena, em entrevista ao podcast Unfiltered Soccer, com os ex-jogadores da seleção norte-americana Landon Donovan e Tim Howard.
"E penso que quando se tem treinadores que não conhecem a nossa cultura, os nossos jogadores, o nosso ambiente, é difícil. E ouçam, (Pochettino) é um treinador muito bom. Tenho a certeza de que é um excelente treinador, mas treinar futebol internacional é diferente do futebol de clube, é um trabalho completamente diferente", prosseguiu.
"É preciso conhecer o ambiente. E isso está a faltar-nos. Quem é americano e treina a equipa dos Estados Unidos conhece a cultura, o orgulho e a importância da equipa nacional. Quando se traz alguém de fora, eles não entendem isso. Especialmente no nosso país, porque somos tão diferentes", vincou ainda Bruce Arena.
O atual treinador do San Jose Earthquakes, que passou pela seleção norte-americana entre 2002 e 2006, mostrou-se "chocado" com o período de instabilidade dos EUA, que registaram derrotas nos duelos ante Panamá e Canadá, a contar para a Liga das Nações da CONCACAF.
"Estou a ver e estou chocado. Estou chocado por não conseguirmos vencer o Panamá e o Canadá. Foi chocante para mim. Não quero ser desrespeitoso. Quero que se saiam bem no Campeonato do Mundo, sem dúvida. Mas agora só nos resta um ano. O tempo está a esgotar-se e eles têm de começar a trabalhar", finalizou.
Leia Também: Pochettino pressionado por Donald Trump: "Ouvi uma conversa..."