Almoço com Passos decorre em "circunstâncias incomuns"

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) considerou hoje "extremamente positiva" a iniciativa do primeiro-ministro de almoçar com os medalhados olímpicos portugueses a 25 de abril, mas disse estranhar as "circunstâncias incomuns" em que a mesma decorre.

Notícia

© Lusa

Lusa
24/04/2015 15:30 ‧ 24/04/2015 por Lusa

Desporto

José Manuel Constantino

"Acho que a vontade do senhor primeiro-ministro de Portugal de destacar o valor e o mérito dos nossos atletas em participações olímpicas, numa data com valor simbólico tão significativo como é o 25 de abril é um facto extremamente positivo", disse José Manuel Constantino à agência Lusa.

No entanto, o facto de o convite de Passos Coelho só contemplar os 17 medalhados olímpicos portugueses ainda vivos, e não quaisquer estruturas do movimento olímpico, mereceu alguma estranheza do presidente do COP.

"Não escondo que as circunstâncias em que essa iniciativa decorre são um pouco incomuns face àquilo que é a tradição e a cultural protocolar de relacionamento entre os órgãos de Governo, o Estado, e os espaços de representação olímpica", afirmou.

José Manuel Constantino lembrou que "há uma tradição cultural, que é uma tradição não escrita, do ponto de vista da representatividade do movimento olímpico, que faz com que certas entidades e os agentes envolvidos acompanhem certo tipo de iniciativas que os governos tomam relativamente à temática que envolve a participação olímpica".

O presidente do COP remeteu para segunda-feira mais esclarecimentos sobre o assunto: "Vamos ter reunião da comissão executiva e vamos apreciar as circunstâncias e o contexto para, se for caso disso, tomar alguma posição sobre a matéria.

José Manuel Constantino explicou que teve conhecimento da iniciativa de Pedro Passos Coelho durante uma reunião do Conselho Nacional do Desporto.

"Tomei conhecimento oficial através de uma informação prestada pelo secretário de Estado do Desporto na última reunião do Conselho Nacional do Desporto. Após a prestação desta informação, os trabalhos terminaram", referiu.

Na quinta-feira, o secretário de Estado do Desporto e Juventude manifestou estranheza pela alegada existência de críticas ao almoço que a 25 de abril irá reunir o primeiro-ministro e 17 medalhados olímpicos ainda vivos.

"Não tenho conhecimento desse desagrado. Para quem tanto reclama falta de visibilidade do desporto, tenho algumas dúvidas de que alguém possa ter feito esse comentário", disse Emídio Guerreiro à agência Lusa.

Após o almoço com os 17 medalhados olímpicos vivos, o chefe do Governo terá um segundo almoço, a 16 de maio, com atletas paralímpicos e posteriormente com as estruturas de cúpula do desporto.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas