O vídeo que lhe trazemos de seguida está publicado no Youtube há vários anos, quase uma década para sermos precisos, mas voltou a tornar-se notícia. E, pela grandeza do episódio, vai rapidamente perceber porquê.
Diego Armado Maradona, ‘El Pibe’ para os amantes do desporto-rei, foi uma das figuras maiores da história da modalidade. Encantou nos relvados e, fora deles, era dono de uma personalidade avessa à crítica, difícil de domar, como as lendas normalmente têm.
Conhecido pelas suas tiradas incríveis, que deixavam qualquer um a olhar de soslaio, o craque argentino era também um homem de raízes humildes, que reconhecia os necessitados e ajudava quando e como podia.
Sabendo que o Nápoles, o seu clube na altura (1984), tinha rejeitado a abordagem de um pai para a realização de um jogo solidário com vista a angariar dinheiro para uma intervenção cirúrgica ao seu filho, o craque argentino decidiu não virar costas ao desafio.
Sem campo (digno desse nome) para realizar a partida, Maradona aceitou disputar esse jogo num campo nos arredores da cidade de Nápoles. Num dia cinzento, El Pelusa aqueceu no parque de estacionamento com os seus companheiro, no meio de lama e sem as habituais condições luxuosas dos grandes palcos.
Equipado a rigor, Maradona desfrutou, como talvez só ele o sabia fazer, de um jogo de futebol de outras características, mas onde, mostrando todo o seu génio, fez dois bons golos, como pode rever no vídeo que lhe trazemos de seguida.
Críticas à parte, o futebol pode ser muito maior do que a rivalidade, muito mais do que um palco para egos, um palco para mostra que é possível mudar, minuto a minuto, até ao apito final, a vida de quem precisa.