Recibos verdes. Já está a par das alterações para o próximo ano?

As regras dos descontos para a Segurança Social por parte dos trabalhadores independentes vão sofrer alterações já em janeiro.

Notícia

© iStock

Beatriz Vasconcelos
24/10/2018 07:48 ‧ 24/10/2018 por Beatriz Vasconcelos

Economia

Segurança Social

As contribuições para a Segurança Social por parte dos trabalhadores independentes vão sofrer alterações já no próximo ano. Em causa está o fim dos escalões e uma descida da taxa contributiva para 21,4%. 

Ora, até agora - e como lembra a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) - os descontos variavam consoante o escalão do trabalhador, mas esta situação vai sofrer alterações já no início do próximo ano. 

"A partir de janeiro, os descontos dos trabalhadores independentes para a Segurança Social vão passar a ser feitos com base numa taxa contributiva aplicada diretamente ao seu rendimento, pondo fim aos escalões que vigoraram até agora", pode ler-se numa nota explicativa divulgada pela associação. 

Mas há mais. A taxa contributiva, que era de 29,6%, passará a ser de 21,4%, sendo "aplicada a 70% do rendimento médio dos últimos três meses", explica a DECO. Para isto, os trabalhadores independentes terão de entregar uma declaração trimestral para que seja apurado o valor médio

Em meados de setembro, o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, afirmou que o novo regime contributivo dos recibos verdes vai abranger cerca de 300 mil trabalhadores independentes. Questionado, na altura, sobre se os trabalhadores independentes vão passar a descontar mais com o novo regime, o ministro disse ter a expectativa de que a contribuição "não se altere significativamente" para quem já desconta sobre aquilo que recebe.

Passa ainda a existir uma contribuição mensal mínima de 20 euros, "incluindo nos períodos em que não se registam rendimentos", diz a DECO, para garantir a estabilidade da carreira contributiva para efeitos de pensão futura ou outras prestações sociais, como o subsídio de desemprego ou por doença.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas