Endividamento da economia volta a subir. Já está nos 723,1 mil milhões
Acréscimo ficou a dever-se, sobretudo, ao aumento do endividamento no setor público.
© iStock
Economia Novembro
O endividamento da economia portuguesa voltou subir em novembro, tendo-se fixado nos 723,1 mil milhões, de acordo com dados divulgados, esta terça-feira, pelo Banco de Portugal (BdP). A maior parte, saliente-se, era referente ao setor privado, mas foi o aumento da dívida no setor público que motivou este acréscimo.
"Em novembro de 2018, o endividamento do setor não financeiro situou-se em 723,1 mil milhões de euros, dos quais 323,4 mil milhões de euros referentes ao setor público e 399,8 mil milhões de euros ao setor privado", pode ler-se no comunicado divulgado pelo supervisor.
O comportamento em cadeia, ou seja, em comparação com o mês anterior foi de aumento. O endividamento aumentou 1,6 mil milhões de euros em comparação com outubro.
Este acréscimo ficou a dever-se, sobretudo, ao aumento da dívida no setor público, que foi de 1,2 mil milhões de euros. Já no setor privado, o aumento foi de 400 milhões de euros, ainda de acordo com dados divulgdos pelo supervisor.
Por sua vez, "o acréscimo do endividamento do setor público resultou, sobretudo, do aumento do endividamento face ao setor não residente e às próprias administrações públicas", refere a entidade liderada por Carlos Costa.
[Notícia atualizada às 11h11]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com