O Banco de Portugal (BdP) anunciou, esta terça-feira, que aderiu ao Livro de Reclamações Eletrónico, o que significa que a partir de 1 de julho será possível que os clientes bancários apresentem reclamações sobre instituições financeiras através da Internet.
"O Banco de Portugal aderiu ao Livro de Reclamações Eletrónico. A partir de 1 de julho de 2019, os clientes bancários poderão apresentar através do Livro de Reclamações Eletrónico reclamações relativas a instituições de crédito, sociedades financeiras, instituições de pagamento, instituições de moeda eletrónica e intermediários de crédito", pode ler-se num comunicado divulgado pelo supervisor da banca.
O Livro de Reclamações Eletrónico, sublinhe-se, trata-se de uma plataforma digital na qual os clientes podem apresentar reclamações contra entidades de vários setores económicos, de forma semelhante ao livro de reclamações físico.
No entanto, lembra o supervisor que os "clientes bancários podem também enviar a reclamação diretamente ao Banco de Portugal, através de carta ou do formulário disponível no Portal do Cliente Bancário", pode ler-se.
O Livro de Reclamações Eletrónico está disponível neste link.