Este indicador tinha-se fixado em 52,6 pontos em julho, quando os analistas esperavam que se situasse nos 51,9 pontos em agosto, o que indica um enfraquecimento do crescimento da atividade de negócios no setor privado nos Estados Unidos e o aumento mais lento de novas encomendas em uma década, refere a IHS Markit em comunicado.
Já o indicador da atividade transformadora situou-se nos 49,9 pontos, abaixo da barreira dos 50, assinalando uma "ligeira contração", contra uma previsão dos analistas que apontava para os 50,2 pontos. Trata-se do valor (49,9) mais baixo em 119 meses.
O índice da atividade dos serviços, por sua vez, fixou-se em 50,9 pontos em agosto, o valor mais baixo nos últimos três meses, contra os 52,3 esperados pelos mercados e 53,0 do mês anterior.
O dirigente da IHS Markit, Tim Moore, afirmou que "os dados de agosto dão um sinal claro de que o crescimento económico continua a diminuir no terceiro trimestre".
"Os índices da atividade dos setores da manufatura e serviços permanecem muito mais fracos do que no início deste ano e apontam, em conjunto, para um crescimento anualizado do Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de 1,5%", salientou o economista.