Segundo fonte da autarquia de Gouveia, presidida por Luís Tadeu, a entrega dos subsídios será realizada no final da iniciativa "Conversas sobre a Pastorícia", que decorrerá a partir das 10h30, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira.
A iniciativa contará "com a presença de vários oradores que abordarão várias temáticas relacionadas com o setor", refere a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.
Os apoios aos produtores, atribuídos no âmbito do Programa Municipal de Incentivo à Produção de Ovinos Serra da Estrela e Caprinos do Concelho de Gouveia, serão entregues, pelas 12:15, pelo presidente daquele município da região da Serra da Estrela.
A autarquia de Gouveia tem em vigor um sistema de atribuição de vários incentivos financeiros aos produtores de ovinos e de caprinos.
O Regulamento Municipal de Incentivo à Produção de Ovinos Serra da Estrela e de Caprinos do Concelho de Gouveia destina-se aos agricultores, pessoas singulares ou coletivas com domicílio fiscal e com assento de lavoura no município.
O documento prevê a atribuição de incentivos à instalação de explorações pecuárias de gado ovino e caprino e aos criadores das explorações agropecuárias de gado ovino e caprino já existentes.
Também contempla apoios para os produtores de leite de ovelha da raça Serra da Estrela, para as queijarias com sede no concelho de Gouveia e apoio técnico municipal às explorações no processo de licenciamento de queijarias.
Está ainda prevista a atribuição de um incentivo financeiro de 5.000 euros para jovens agricultores que se instalem no setor da ovinicultura da raça Serra da Estrela ou na caprinicultura e apoios à manutenção do efetivo pecuário reprodutor das explorações existentes (no valor de cinco euros por animal para ovinos Serra da Estrela e de um euro por animal para ovinos de outras raças e caprinos).
O município de Gouveia integra a Região Demarcada de Produção de Queijo Serra da Estrela, que engloba áreas de 18 concelhos da Bacia Hidrográfica do Alto Mondego.
As 'Conversas sobre a Pastorícia', agendadas para sexta-feira, começam pelas 10h30, com intervenções de Paulo Poço, da associação Acriguarda, e de Vasco Abreu, da empresa Nutriprado, que abordam o tema 'Pastagens de Altitude'.
Segue-se uma intervenção sobre o 'Livro Genealógico da Raça Ovina Serra da Estrela'", por Rui Dinis, da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (Ancose).
Jorge Branco, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária falará, pelas 11h30, sobre "Licenciamento Industrial - Atividade Produtiva Local - Queijarias - Aprovação de estabelecimentos indústria em casas particulares" e, pelas 12h00, Carlos Dias Pereira, da Escola Superior Agrária de Coimbra, apresentará os 'Grupos Focais do Projeto LACTIES'.