A polémica em torno do novo aeroporto do Montijo já chegou à vizinha Espanha e o jornal espanhol El País diz tratar-se de um projeto que terá forte impacto ambiental na foz do Tejo, mas diz que a construção é "essencial" para resolver os problemas na Portela.
O jornal salienta que seis organizações ambientais já denunciaram o estudo de impacte ambiental que deu luz verde ao futuro aeroporto de Lisboa. Isto porque se trata de uma zona com uma "rica fauna protegida por tratados internacionais", pode ler-se.
A publicação espanhola destaca, por outro lado, que é necessária uma alternativa para a Portela, uma vez que o aeroporto ocupa o último lugar num estudo da AirHelp sobre pontualidade.
"O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, não está a desmoronar, mas está esgotado", reconheceu o administrador da ANA - Aeroportos de Portugal Francisco Pita, em declarações citadas pelo mesmo jornal.
Ainda de acordo com o El País, a solução Montijo é barata, rápida e criará 10.000 postos de trabalho na região. Até estar pronto, 1,8 milhões de turistas deixarão de visitar Lisboa, por falta de capacidade no atual aeroporto.