"A Calheta é um exemplo de boa governação e vai continuar a mostrar a toda a Madeira e ao todo nacional, como se passa de situação de iniquidade e injustiça social para uma sociedade de desenvolvimento", disse Miguel Albuquerque, discursando num almoço e convívio com idosos daquele município na zona oeste da Madeira.
O chefe do executivo regional salientou "o desenvolvimento extraordinário graças a políticas de desenvolvimento integral" operadas na região.
"A Calheta é um concelho de vanguarda nas políticas sociais, turismo, educação e área social", vincou, destacando ainda o "papel essencial da Igreja na formação dos valores da família e apoio aos mais carenciados".
Miguel Albuquerque assegurou que o seu governo "vai continuar a trabalhar e a concretizar compromissos" assumidos para com aquela localidade.
Mencionou que está ma fase final a construção de um importante acesso viário à freguesia da Ponta do Pargo, que está em fase de lançamento o concurso para a construção de um campo de golfe "que vai trazer atratividade em termos turísticos" àquele concelho.
Também referiu a construção da pista de patinagem decidida no âmbito do Orçamento participativo, orçado em 750 mil euros, além das obras de construção do novo centro de saúde da Calheta que, assegurou, será "um dos mais bem equipados".
Albuquerque mencionou ainda que vão ter início as obras de requalificação ao centro da freguesia do Arco da Calheta e que será desenvolvido um projeto para garantir a segurança ao acesso à freguesia do Jardim do Mar.
"Todos os nossos compromissos serão integralmente cumpridos nesta terra", concluiu.
O concelho da Calheta é composto pelas freguesias da Calheta, Estreito da Calheta, Arco da Calheta, Prazeres, Fajã da Ovelha, Ponta do Pargo, Jardim do Mar e Paul do Mar.
É o concelho mais extenso do arquipélago da Madeira, abrangendo cerca de 116 quilómetros quadrados, o que corresponde a 15% da superfície total da Ilha da Madeira, onde residem 11.521 pessoas (Censos de 2011).