As contas de serviços mínimos estão em crescimento, sendo que só no ano passado dispararam 75,1%, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), na quinta-feira. Porém, uma das condições para ter acesso a este serviço é ter apenas uma conta em seu nome. Sabe como conferir?
Seja porque uma conta não ficou efetivamente encerrada ou porque simplesmente não se recorda que a tem, a verdade é que há cidadãos que podem ter contas bancárias em seu nome que desconhecem.
No entanto, há um sítio no qual pode consultar todas estas informações: no do Banco de Portugal.
Para este efeito deve aceder à Base de Dados de Contas, disponível neste link e iniciar sessão, por exemplo, com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças.
Depois de iniciar sessão obterá informação sobre o seu mapa de contas. Aqui estão incluídas contas de depósito bancário, contas de pagamento, contas de crédito e contas de instrumentos financeiros, refere o supervisor. Aqui, pode encontrar informação sobre como interpretar o seu mapa.
No mapa de contas pode consultar o número de conta, o tipo de conta, a data de abertura e encerramento (caso exista) e ainda a relação que tem com aquele produto, se é ou não titular. Porém, o mapa de contas não tem informação sobre o montante de cada conta.
Contas de serviços mínimos dispararam 75%
As contas de serviços mínimos bancários aumentaram 75,1% em 2019, em termos homólogos, para 103.628, segundo divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP) numa nota publicada no seu 'site'.
"Em 2019, foram abertas 47.587 contas de serviços mínimos bancários, das quais 80,4% resultaram da conversão de uma conta de depósito à ordem existente na instituição de crédito (59,6% em 2018)", lê-se no comunicado.
Estas contas incluem um conjunto de serviços "considerados essenciais que os cidadãos têm direito a adquirir a um custo reduzido", de acordo com o BdP, e abrangem a abertura e manutenção de uma conta de depósito à ordem (de serviços mínimos bancários), bem como a disponibilização do respetivo cartão de débito e o acesso ao 'homebanking' (serviços bancários 'online').