O surto do novo coronavírus, que teve epicentro na China em dezembro e que afeta, nesta altura, em força o resto do mundo, está a ter impacto em todos os países.
Em Portugal, com 78 infetados, as medidas já adotadas para conter a pandemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, e a realização de jogos de futebol sem público.
Além disso, várias universidades e outras escolas já decidiram suspender as atividades letivas.
A petição em causa pede também o encerramento dos centros comerciais por serem locais que aglomeram muitas pessoas.
"Pede-se o fecho destes estabelecimentos não fazendo sentido ao facto de maior parte das instituições fecharem e estes estabelecimentos com aglomerados de pessoas, propensos a apanhar o vírus, estejam ainda em funcionamento", lê-se na petição pública que, pelas 18h00, tinha já mais de 20 mil assinaturas.
O primeiro-ministro vai anunciar na noite desta quinta-feira as medidas decididas hoje em Conselho de Ministros. De acordo com o último boletim da DGS, há em Portugal 78 casos de infeção pelo novo coronavírus, tendo o primeiro doente infetado tido alta hospitalar hoje, depois de dois testes terem dadp negativo para Covid-19.