Os ministros das Finanças e da Economia da União Europeia (UE) reúnem-se, esta quinta-feira, em sede de Ecofin, por videoconferência, com a "simplificação" do semestre europeu em cima da mesa, que incluirá uma "abordagem simplificada" dos programas de estabilidade de cada país, por causa da Covid-19.
Isto porque os programas de estabilidade, que incluem as previsões macroeconómicas dos vários países, deveriam ser enviados à Comissão Europeia em abril, mas a pandemia veio alterar o calendário.
Com as economias da UE praticamente paradas, este exercício é impraticável nos moldes habituais, razão pela qual os 27 vão discutir de que maneira poderão dar seguimento ao "semestre europeu", de forma "pragmática", atendendo ao contexto atual.
De acodo com a agenda da reunião, publicada pelo Conselho da UE, está já em cima da mesa a possibilidade de haver uma "abordagem simplificada para a apresentação pelos Estados-membros dos programas nacionais de reforma e de estabilidade ou de convergência".
De acordo com o Jornal de Negócios, o Ministério das Finanças estará a preparar-se para entregar o Programa de Estabilidade a 30 de abril, na Assembleia da República. Porém, este documento não deverá incluir as projeções a quatro anos.
A reunião está agendada para as 14h30 de Lisboa tem também na agenda as projeções mais recentes do impacto económico da Covid-19, com base numa apresentação que será feita pela Comissão Europeia.
Finance ministers are holding an #ECOFIN videoconference tomorrow at 15:30. On the agenda: - economic impact and policy response to #COVID19- measures to ensure bank lending- adaptations to the 2020 #EuropeanSemester exercise More info: https://t.co/IFBGUKZ5u9
— EU Council Press (@EUCouncilPress) April 15, 2020