Antes da pandemia, endividamento da economia subiu para 723,7 mil milhões

Os dados foram atualizados, há pouco, pelo Banco de Portugal.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
22/04/2020 10:50 ‧ 22/04/2020 por Notícias ao Minuto

Economia

Endividamento

O endividamento da economia subiu para 723,7 mil milhões em fevereiro, no mês anterior à chegada da pandemia da Covid-19 a território nacional, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), esta quarta-feira.

Os números agora atualizados revelam que o endividamento se tinha situado pouco acima dos 720 mil milhões no primeiro mês do ano, abaixo do valor divulgado há um mês.

"Este aumento deveu-se ao acréscimo de 3,3 mil milhões de euros no endividamento do setor público e de 0,1 mil milhões de euros no endividamento do setor privado", revela o Banco de Portugal, acrescentando que o aumento no setor público é transversal a todos os setores, "com destaque para o financiamento do exterior (2,7 mil milhões de euros) e junto de particulares (0,4 mil milhões de euros)".

No setor privado, o endividamento dos particulares face ao setor financeiro aumentou 0,2 mil milhões de euros. Este acréscimo foi parcialmente compensado pela diminuição do endividamento das empresas em 0,1 mil milhões de euros, sobretudo face ao setor financeiro.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas