Depois de seis semanas de pausa, a fábrica da Autoeuropa retoma a produção, esta segunda-feira, mas com medidas adicionais de higiene e segurança para os funcionários, de acordo com uma nota interna à qual o Notícias ao Minuto teve acesso. Além disso, a retoma será feita de forma gradual e com horários reduzidos.
Contactado pelo Notícias ao Minuto, o coordenador da Comissão de Trabalhadores da fábrica de Palmela, Fausto Dionísio, confirmou o regresso esta segunda-feira, dia 27 de abril, mas com apenas dois turnos.
Em meados de abril, quando a Volkswagen agendou a retoma para a última semana do mês, a empresa adiantou que a produção seria retomada em linha com a disponibilidade de peças, requisitos dos governos e o desenvolvimento dos mercados de vendas, entre outras questões.
A marca alemã sublinhou ainda que a retoma da produção terá sempre como "a prioridade principal" o cumprimento "de medidas de proteção de saúde dos trabalhadores".
Este regresso à produção acontece seis semanas depois de a Volkswagen ter decidido suspender a produção na fábrica de automóveis da Autoeuropa, em Palmela, no distrito de Setúbal, devido à pandemia da Covid-19, no dia 17 de março.
A Autoeuropa, sublinhe-se, registou no ano passado um aumento de 106% na produção relativamente a 2017, representando 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados divulgados pela empresa, com base em números do Instituto Nacional de Estatística.