O número de desempregados inscritos nos centros de emprego disparou 22,1% em abril, em consequência da pandemia do novo coronavírus, de acordo com os dados divulgados pelo IEFP, esta quarta-feira. No fim do mês de abril, estavam registados 392.323 indivíduos desempregados.
"Para o aumento do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2019, contribuíram todos os grupos do ficheiro de desempregados, com destaque para as mulheres, os adultos com idades iguais ou superiores a 25 anos, os inscritos há menos de um ano, os que procuravam novo emprego e os que possuem como habilitação escolar o secundário", pode ler-se no relatório do IEFP.
Do ponto de vista regional, em abril, o desemprego registado aumentou na generalidade das regiões, com excepção da Região Autónoma dos Açores. Dos aumentos homólogos o mais acentuado foi registado na região do Algarve. Do lado oposto encontra-se a região dos Açores.
Em março, recorde-se, o desemprego registado nos centros de empregos nacionais disparou 8,9% em março para 343.761 inscritos, números já influenciados pelo impacto da Covid-19.