Ainda não recebeu o IRS? Saiba como consultar o estado do seu reembolso
Se aguarda pelo reembolso do IRS, saiba como consultar o estado do mesmo.
© iStock
Economia reembolso
Os reembolsos do IRS estão a ser liquidados pela Autoridade Tributária aos contribuintes que têm direito a eles, sendo que o número de reembolsos já processados superou os 886 mil, num valor global de 760 milhões de euros.
Ainda assim, há contribuintes que ainda não receberam o montante, mas através do Portal das Finanças é possível saber o estado do seu reembolso, conforme lembra o portal EI.
Se ainda não recebeu o reembolso, siga os seguintes passos para perceber qual o estado do seu IRS:
-
Aceda ao Portal das Finanças e clique na área do IRS;
-
Coloque o seu Número de Identificação Fiscal (NIF) e a sua senha de acesso ao Portal das Finanças.
-
Na página pessoal do IRS, no menu lateral, no lado esquerdo do ecrã, clique em 'Consultar Declaração'.
-
Na página 'Consultar Declaração', escolha o ano a que respeitam os rendimentos a declarar (2019, neste caso). De seguida, clique em 'Pesquisar'.
-
Verifique a situação da declaração. Desde que é entregue, a declaração passa por diversos estágios até ao pagamento do reembolso. O primeiro estágio é 'Declaração Certa'. Se a situação da sua declaração for esta, significa apenas que foi validada sem erros centrais. A fase seguinte é 'Liquidação Processada'. Nesta fase, as contas do seu imposto estão feitas. Caso não haja divergências, nem dívidas fiscais, a declaração avança para a situação de 'Reembolso Emitido'. É então uma questão de poucos dias até receber o reembolso. O último estágio da declaração é 'Pagamento confirmado'.
-
Para saber mais detalhes sobre a sua declaração e o respetivo reembolso, pressione em 'Ver Declaração'. Aqui, pode consultar todos os detalhes da sua declaração de IRS: ano, identificação da declaração, tipo de declaração, data da receção, data da situação, situação, número de liquidação e montante.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com