O homebanking é um serviço a partir do qual os clientes bancários podem realizar operações online, seja através do computador ou do telemóvel. No ano passado, a nova diretiva de pagamentos trouxe algumas mudanças, conforme o Notícias ao Minuto lhe explicou neste artigo.
"Apesar da comodidade que este serviço traz ao utilizador, é necessário que tome as devidas precauções ao aceder à sua área pessoal do homebanking, independentemente do equipamento que utiliza", lembra o ComparaJá.pt.
Tome nota de oito dicas:
- Evite a utilização de hiperligações diretas - "Nunca aceda à sua área de cliente do homebanking através de uma hiperligação direta. Estas podem ser um link que recebeu numa mensagem ou num e-mail, um endereço que gravou nos favoritos ou no histórico, ou um resultado de pesquisa";
- Defina uma palavra-passe segura;
- Certifique-se de que o site tem autenticação forte do cliente;
- Certifique-se de que encerra a sessão;
- Consulte os movimentos e extratos de conta com regularidade - "Verifique com regularidade os movimentos das suas contas e repare na data e hora do último acesso ao serviço de homebanking, de forma a verificar se existem possíveis acessos ou movimentos que não tenham sido feitos por si."
- Leia os termos e condições das apps;
- Não aceda a redes Wi-Fi públicas;
- Ative alertas de segurança e comunique à sua instituição se suspeitar de fraude ou roubo.