Se vai contratar um seguro, 'isto' é o que deve saber primeiro

Consulte as recomendações da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

Notícia

© Shutterstock

Notícias Ao Minuto
22/11/2020 10:10 ‧ 22/11/2020 por Notícias Ao Minuto

Economia

seguro

Vai contratar um seguro? Há um conjunto de coisas que deve saber em primeiro lugar. A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) preparou um conjunto de recomendações que o consumidor deve ter em conta antes de contratar um seguro. 

Tome nota: 

1. Compreenda conceitos básicos

"O primeiro passo é obter toda a informação necessária à compreensão de alguns conceitos básicos de seguros. Pode fazê-lo consultando a informação disponível na brochura informativa da ASF 'Contrato de Seguro' e consultando a área Fazer um Seguro, disponível na plataforma de e-learning Todos Contam, acedendo à aula 'Noções Básicas de Seguros'."

2. Recolha informação

"Um seguro pode ajudá-lo a prevenir perdas económicas e financeiras elevadas, mas para que o mesmo cumpra a sua função, é importante que esteja bem informado acerca do risco a cobrir bem como da extensão da cobertura pretendida."

3. Esteja atento aos deveres de informação

"Só é possível à empresa de seguros apreciar devidamente o risco a cobrir, e decidir se o aceita ou não, caso esteja na posse de todas as informações necessárias para o efeito. Por essa razão, não devem ser prestadas falsas declarações, nem omitida informação relevante. A prestação de falsas declarações ou a omissão de informações relevantes pode ter consequências graves, levando à anulação do contrato e à não cobertura de um eventual sinistro."

4. Faça simulações e compare preços

"Tenha em atenção que o mesmo produto pode ter preços diferentes consoante o operador com o qual decida contratar. Por essa razão, qualquer que seja o risco que pretende transferir, faça simulações nos diferentes operadores autorizados e verique qual o produto que mais se adequa às suas necessidades. Tenha, contudo, em atenção que nem sempre o produto mais barato é o mais adequado. Tudo dependerá da extensão da cobertura que pretende. Um produto pode ser mais caro porque apresenta uma cobertura superior. É, por isso, muito importante que compare os produtos disponíveis e verique se oferecem o mesmo nível de cobertura."

5. Verifique se o operador está autorizado

"Verifique se o operador com o qual decidiu contratar está autorizado a explorar o tipo de seguro pretendido, prevenindo-se de eventuais situações de fraude. Pode fazê-lo através da ferramenta 'Entidades Autorizadas'."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas