A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou a Modelo Continente, a Pingo Doce, a Auchan e o fornecedor de bebidas alcoólicas Active Brands de concertarem os preços praticados ao consumidor nos supermercados.
"Após investigação, a AdC concluiu que existem indícios de que as cadeias de supermercados utilizaram o relacionamento comercial com o fornecedor Active Brands (que integra o grupo económico Gestvinus/João Portugal Ramos) para alinharem os preços de venda ao público (PVP) dos principais produtos deste último, em prejuízo dos consumidores", refere a Concorrância, em comunicado.
A Active Brands - que integra o grupo económico Gestvinus/João Portugal Ramos - era, à data, fornecedora das marcas Licor Beirão e Porto Velhotes, entre outras, de acordo com a AdC.
"A confirmar-se, a conduta em causa é muito grave. Trata-se de uma prática de 'hub-and-spoke' em que as cadeias de distribuição recorrem a contactos bilaterais com o fornecedor para garantir, através deste, que todos praticam o mesmo PVP no mercado retalhista", adianta ainda a AdC.