O número diário de novos casos da Covid-19 em Portugal continua a diminuir, mas o Governo afasta, para já, o desconfinamento. Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os principais momentos desta semana que são transversais a vários setores.
- Apoio aos pais ganha novas regras (e pode chegar a 100% do salário)
O Governo aprovou, na quinta-feira, em Conselho de Ministros, um conjunto de alterações ao apoio aos pais de menores de 12 anos por causa do fecho presencial das escolas. Há duas situações distintas: uma em que o apoio passa a ser pago a 100% e casos em que os pais podem trocar o teletrabalho pelo apoio.
- Mais um recorde. Endividamento sobe para 745.777 milhões até dezembro
O endividamento do setor não financeiro da economia cresceu para 745.777 milhões de euros em dezembro, depois de se ter cifrado nos 742.841 milhões de euros em novembro, de acordo com os dados atualizados pelo Banco de Portugal (BdP), na quinta-feira.
- Plano de recuperação português prevê 36 reformas e 77 investimentos
O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, para aceder às verbas comunitárias pós-crise da covid-19, prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, clima e digitalização, num total de 13,9 mil milhões de euros em subvenções.
- Centros de saúde realizaram menos 11,4 milhões de consultas presenciais
Os centros de saúde realizaram menos 11,4 milhões de consultas presenciais em 2020 (-38%), enquanto os contactos à distância duplicaram de 2019 para 2020, passando de 9,1 milhões para 18,5 milhões, segundo dados divulgados.
- Economia com queda "ligeiramente menor" na 2.ª semana de fevereiro
O indicador diário de atividade económica (DEI) registou na segunda semana de fevereiro uma queda homóloga "ligeiramente menor" do que a observada na semana anterior, divulgou na quinta-feira o Banco de Portugal (BdP).