Com os portugueses em confinamento, os depósitos de particulares atingiram o "valor mais elevado de sempre", nos 162,8 mil milhões de euros até ao final de janeiro, segundo dados do Banco de Portugal (BdP), divulgados esta quinta-feira.
"Os depósitos de particulares nos bancos residentes atingiram o valor mais elevado de sempre, totalizando 162,8 mil milhões de euros no final de janeiro. A tva foi de 7,8%, valor 0,3 pp abaixo do registado em dezembro", refere o BdP, em comunicado.
Em janeiro de 2021, os empréstimos concedidos pelos bancos a sociedades não financeiras apresentaram uma taxa de variação anual (tva) de 9,9%, mais 0,2 pontos percentuais (pp) do que o observado no mês anterior.
"Destacou-se a evolução dos empréstimos às micro e às grandes empresas, cujas tva aumentaram 0,3 pp e 1,2 pp, para 14,3% e 5,0%, respetivamente", adianta o supervisor da banca.
A tva dos empréstimos a particulares para habitação foi de 2,5%, refletindo um aumento de 0,2 pp face a dezembro. Nos empréstimos para consumo, a tva desceu 1,0 pp relativamente ao mês anterior, para -0,5%.
Leia Também: Bitcoin? BdP alerta para sete riscos associados aos ativos virtuais