Os valores das residências no centro histórico de Lisboa registaram uma descida de 14,4% no segundo semestre de 2020 quando comparado com o semestre anterior, e de 12% face ao período homólogo de 2019. Os dados resultam do Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa (IPCHL), apurado pela Confidencial Imobiliário para o território composto pelas freguesias de Santa Maria Maior, São Vicente e Misericórdia.
A atual baixa contrasta com o crescimento de cerca de 3%, observado no primeiro semestre de 2020, ainda assim, nos últimos três anos, os custos nesta zona registaram uma subida. Em termos homólogos, a queda sucede a dois semestres já de contração, apesar de que não tinham ido além dos -3,4%.
As variações registadas no segundo semestre do ano passado são as descidas mais significativas, desde que o IPCHL faz o acompanhamento da evolução dos preços na zona central da capital, a partir de 2008. Em tempo de crise financeira, em 2012, quer a redução em cadeia quer a homóloga mais elevada tinham sido de cerca de 6%.
Leia Também: Preços das casas caem em Lisboa, mas aumentam no país