"É com enorme sentido de responsabilidade que hoje assumo a função de presidente do Conselho de Administração da TAP. Enquanto presidente do Conselho de Administração procurarei conciliar as aspirações de todas as partes interessadas: clientes, colaboradores, acionistas e parceiros", afirmou Manuel Beja, numa carta enviada aos trabalhadores, a que a Lusa teve acesso.
O novo presidente, que substitui Miguel Frasquilho, disse ainda que, "em conjunto com os administradores não executivos", trabalhará "para criar as condições necessárias para que a Comissão Executiva, liderada por Christine Ourmières-Widener, se concentre no seu desígnio: conduzir a TAP rumo a um futuro sustentável", mantendo a confiança dos clientes e o "orgulho e sentido de pertença" dos profissionais.
Manuel Beja deixou também uma palavra de reconhecimento aos trabalhadores e à administração cessante, pelo trabalho realizado até aqui. "Fizeram-no com inexcedível dedicação em condições adversas, marcadas pela incerteza", considerou.
"O Conselho de Administração manifesta o seu compromisso em encontrar os melhores caminhos para superar, com sucesso, os desafios atuais e futuros da TAP", concluiu.
Já a nova presidente da Comissão Executiva (CEO) da TAP, Christine Ourmières-Widener, disse estar "ciente" dos desafios e acreditar na importância de dar continuidade ao plano de reestruturação.
Estou bem ciente de que a covid-19 tem sido e continuará a ser um desafio para a nossa indústria, que o último ano foi particularmente difícil para a TAP e para os seus trabalhadores, e que estamos a viver um momento crucial para a TAP, que vamos superar juntos, tal como outros desafios do passado. É por isso que acredito ser muito importante darmos continuidade à estratégia geral e à implementação do plano de reestruturação", afirmou a responsável, numa mensagem de vídeo aos trabalhadores, a que a Lusa teve acesso.
Governo destaca que TAP entrou numa "nova fase"
Também o Ministério das Infraestruturas e da Habitação se manifestou, destacando que a gestão da TAP entrou numa "nova fase".
"Com a realização da assembleia-geral da TAP SGPS, a companhia aérea deu mais um passo decisivo no caminho que todos esperamos que seja o da sua recuperação", lê-se numa nota do gabinete do Ministério das Infraestruturas e da Habitação.
"Com a eleição dos novos órgãos sociais, a TAP será liderada por uma equipa de gestão com reconhecido currículo no setor, a quem o Ministério das Infraestruturas e da Habitação deseja os maiores sucessos no caminho exigente que tem pela frente. O seu sucesso será o sucesso da TAP e também o sucesso da economia nacional", refere.
Na nota, o ministério destaca que este é também o momento de "reconhecer publicamente a dedicação e o trabalho de enorme qualidade levado a cabo pela administração cessante, em particular por Ramiro Sequeira, que, como presidente interino da Comissão Executiva, liderou os destinos da empresa num período muito duro, liderando a construção do plano de reestruturação da empresa e a assinatura dos acordos de emergência com todos os sindicatos da TAP e da Portugália".
Recorde-se que em comunicado divulgado na noite de quinta-feira, a TAP comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que a eleição dos elementos dos órgãos e corpos sociais para o quadriénio 2021-2024 foi aprovada em assembleia-geral.
Assim, Manuel Beja, licenciado em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão e com experiência na área de tecnologias de informação, sucede a Miguel Frasquilho como presidente do Conselho de Administração da transportadora aérea.
Também passaram a fazer parte deste órgão Christine Ourmieres-Widener, Ramiro Sequeira, Alexandra Reis, João Gameiro, José Manuel Silva Rodrigues, Silvia Mosquera González, Patrício Ramos Castro, Ana Teresa Lehmann, Gonçalo Monteiro Pires e João Pedro da Conceição Duarte.
A nova Comissão Executiva da TAP SGPS para o quadriénio 2021-2024, que está proposta ser designada na primeira reunião do Conselho de Administração agora eleito, será liderada por Christine Ourmières-Widener.
Foi também designada na TAP Air Portugal a Comissão de Monitorização dos Auxílios de Estado para o quadriénio 2021-2024, presidida por Patrício Ramos Castro e tendo como vogais Christine Ourmières-Widener e João Weber Ramos dos Reis Gameiro.
Para a mesa da assembleia-geral foram eleitos António Macedo Vitorino (presidente) e David Fernandes de Oliveira Festas (vice-presidente), enquanto para a Comissão de Vencimentos foram aprovados os nomes de Pedro Miguel Nascimento Ventura, Tiago Aires Mateus e Luís Manuel Delicado Cabaço Martins.
Para a presidência do Conselho Fiscal foi eleita a Baker Tilly, PG & Associados, SROC, S.A. e para vogais do mesmo órgão Sérgio Sambade Nunes Rodrigues, Maria de Fátima Damásio Geada e José Manuel Fusco Gato (vogal suplente).
Leia Também: Acionistas da TAP aprovam eleição de novo conselho de administração