Um estudo do Observador Cetelem, cujas primeiras conclusões foram divulgadas esta quinta-feira, revela que 94% dos jovens portugueses dizem que uma das suas grandes preocupações é não conseguirem ser financeiramente estáveis.
De acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a lista de preocupações não fica por aqui já que 88% dos jovens portugueses preocupam-se com a possibilidade de não terem acesso a cuidados de saúde, 87% em ficarem desempregados e 83% com a eventualidade de não virem a ter uma pensão de reforma. A perspetiva de não terem a sua própria casa (82%) encerra o top 5 das principais preocupações dos jovens em Portugal.
Estes dados resultam do estudo internacional 'Ser Jovem hoje: que caminhos existem para a independência?', que inquiriu jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, em seis países europeus: Portugal, Bélgica, República Checa, Itália, Roménia e Reino Unido.
"No que respeita às diferentes aspirações, além de 97% dos jovens considerarem importante viver respeitando o ambiente, os seus objetivos futuros passam muito pela gestão financeira. De acordo com o estudo, os jovens querem ser capazes de poupar dinheiro (96%), de não estarem endividados (96%) e não gastar mais do que aquilo que ganham (96%)", pode ler-se no mesmo comunicado.
O estudo revela ainda que 96% dos jovens portugueses consideram importante gostar da sua atividade profissional, e com o bem-estar, expresso, por exemplo, na vontade de ter atividades de lazer (93%), ter muitos ou bons amigos (88%) e viajar (82%). Ter filhos (68%) e o trabalho remoto (54%) são as aspirações com menos adeptos entre os jovens portugueses.
Leia Também: Fisco. "Temos que dar prioridade àquilo que é o recrutamento externo"