"A Brisa -- Auto-estradas de Portugal, SA (Brisa) e a SIBS -- SGPS, SA (SIBS) informam que acordaram a reconfiguração da parceria que as une na Via Verde Portugal (VVP), desde a sua constituição no ano 2000, para gerir e desenvolver o sistema eletrónico de pagamentos de serviços de mobilidade", lê-se na mesma nota.
"Esta nova etapa na relação entre a Brisa e a SIBS concretiza-se através de dois eixos estratégicos: a aquisição pela Brisa da posição da SIBS na VVP e o reforço da parceria tecnológica de longo prazo entre a SIBS e a VVP", salientou a concessionária.
De acordo com o 'site' da Via Verde, a Brisa tem 60% do capital, a SIBS 20% e a Ascendi outros 20%.
"No âmbito do acordo agora celebrado, a SIBS vende à Brisa a posição acionista que detém no capital da VVP", lê-se na mesma nota, que alerta que "a concretização do acordo, com a compra e venda efetiva das ações, e designadamente a definição final da nova estrutura acionista da VVP, encontra-se sujeita ao cumprimento das regras e formalidades estatutárias que conferem à Ascendi - SGPS, SA -- terceiro acionista da VVP -- um direito de partilha das ações a transmitir, na proporção atual da sua participação".
A Brisa sublinhou ainda que a SIBS "é acionista originária da VVP, prestando, desde a data da sua constituição, os serviços necessários ao funcionamento da atividade comercial da VVP, para cobrança dos valores devidos em função da utilização de infraestruturas rodoviárias".
Para isso, a empresa "desenvolveu um conjunto de funcionalidades na Rede Multibanco que permitem a operação de um sistema único de transferência eletrónica de fundos, que tem sido essencial para o sucesso da VVP em termos de alcance, inovação e usabilidade", destacou a Brisa.
A concessionária garantiu ainda que "a SIBS irá consolidar a sua parceria tecnológica com a VVP, como parceiro para a inovação no domínio dos pagamentos eletrónicos, com o foco na geração de novos serviços de mobilidade inovadores em benefício dos quase três milhões de clientes" que usam o sistema.
Leia Também: BdP reafirma compromisso em responder às alterações climáticas