O ministro das Finanças, João Leão, confia que a economia portuguesa vai prosseguir a trajetória de "forte recuperação", apesar de mais uma vaga da pandemia.
"Portugal tem-se mantido como um país com uma alta taxa de vacinação, a economia continua bastante aberta e em atividade. O Governo tomou um conjunto de medidas preventivas para evitar o avanço da pandemia, mas procurando não afetar ou condicionar a atividade económica e, por isso, esperamos a continuação de uma forte recuperação da economia em Portugal", disse o ministro das Finanças, em declarações aos jornalistas e transmitidas pela RTP3.
Contudo, o governante diz que Portugal não pode ignorar o que se está a passar na Europa: "Não podemos ignorar o efeito que a pandemia está a ter na Europa e isso terá efeitos de curto prazo", disse João Leão, esperando que depois do inverno prossiga a recuperação.
Questionado sobre a possibilidade de ser implementada uma medida semelhante à das moratórias, Leão descartou essa possibilidade: "Por enquanto, ao nível das moratórias não se adivinham novas medidas nesse sentido."
Relativamente ao défice, o ministro das Finanças disse que "ainda é cedo" para perceber se o valor vai ficar abaixo do previsto este ano. Esta segunda-feira, o Negócios adianta que tudo indica que os resultados do défice, este ano, serão melhores do que o esperado.
Leia Também: Recusa vacina por ser testada em animais e morre infetado com Covid-19