Efacec lidera consórcio Ferrovia 4.0 para desenvolver soluções inovadoras

O projeto Ferrovia 4.0 envolve um investimento na ordem dos oito milhões de euros, teve início no final de 2020 e tem data de conclusão agendada para junho de 2023.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
17/01/2022 15:04 ‧ 17/01/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

Efacec

A Efacec anunciou, esta segunda-feira, que lidera o consórcio Ferrovia 4.0, que tem como o objetivo o desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado ferroviário.

 
O projeto "tem como objetivo global desenvolver diferentes componentes, ferramentas e sistemas a serem testados em veículos e infraestruturas reais, que aumentem a competitividade, a qualidade e a segurança do serviço de transporte ferroviário", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

O projeto Ferrovia 4.0 envolve um investimento na ordem dos oito milhões de euros, teve início no final de 2020 e tem data de conclusão agendada para junho de 2023.

"Com este projeto ambiciona-se o desenvolvimento de soluções que potenciem a sustentabilidade económica e ecológica do sistema ferroviário, destacando-se, na colaboração específica da Efacec, a redução de custos operacionais e de manutenção, assentes no desenvolvimento e disponibilização de sistemas de informação fiáveis de apoio à decisão e capazes de monitorizar a infraestrutura e o material circulante, desencadeando alertas e medidas na presença de eventos críticos de segurança", refere Paulo Paixão, coordenador global do Ferrovia 4.0, citado no mesmo comunicado. 

Leia Também: Presidente angolano exonera responsável máximo da polícia angolana

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas